Falco Comic Factory


Dione Lima da Silva - A paixão pelo desenho supera as dificuldades!

Algumas vezes ouvimos em noticiários e mídias que alguém em algum lugar se destacou por alguma capacidade incomum que o fez ser notado e valorizado... Isso nos surpreende, emociona e muitas vezes incentiva, mas, infelizmente ainda são poucos os casos de dons e capacidades reconhecidas sem ganhar a grande mídia... Nosso povo e talvez o mundo, com raras exceções, geralmente só valoriza algo depois que se torna famosa e o mais triste, não por ser realmente bom, mas porque todos "endeusam" tal celebridade e então a massa segue atrás... Quando em Porto Alegre estive realizando alguns cursos na década de 90 conheci artistas de um poder tão intenso que me enchiam os olhos de água, mas que nunca tiveram seu espaço como mereciam, pois por não serem famosos, não eram notados e nunca chegariam ao patamar que suas capacidades permitiam... Também em minha cidade isso é natural e muitos dons, sejam eles quais forem, são enterrados por seus próprios possuidores por não receberem apoio e incentivo como mereciam, e isso é bastante triste no meu ponto de ver...

Mas a história que quero contar, não é triste como o relato acima, pelo contrário, pois ela parte do mesmo princípio mas tem um fim bem diferente embora ainda longe do estrelato merecido e eu vou apresentar elas a vocês agora!

Em meados de 2006 eu conheci um cara, chamado Dione Lima, que viria a se tornar um dos meus grandes amigos e parceiro para qualquer empreitada... De temperamento forte (o que foi uma benção em sua vida para não sucumbir) o cara tinha em mãos aquilo que chamam de dom do desenho, o dom para criar qualquer imagem, qualquer representação em papel ou telas que se pedisse, mas que eu chamo de fusão, porque sim, o cara tem de ter um olhar privilegiado, mas não somente isso basta, é preciso treinar, praticar, estudar, se dedicar para somente assim o dom ser realmente poderoso, e o Dione é esse cara. Quando o conheci, me apresentou seus trabalhos e fez os primeiros desenhos de personagens que eu tinha em mente e logo o papo fluiu entre a gente devido ele ter a vontade de desenhar e eu as explicações dos personagens que ele precisava pra poder dar vida a eles e assim surgiram as primeiras imagens de Lanthys, Lanthalder, Marinny, Argos e os demais de minha saga Cho Senshi Nipo Ranger! Uma grande parceria surgiu entre nós naquele ano devido a essa afinidade, eu por criar coisas que não existiam e que ele podia dar vida e na sequência, veio a minha vez de ajudar, pois na época ele sabia apenas fazer os desenhos, mas montá-los como um quadrinho era algo fora do alcance dele, mas dentro do meu, e surgiu a grande parceira entre Nipo Heroes e Estúdio Galáxia, a produtora que Dione idealizou!
(Logo do Estúdio Galáxia de Dione Lima)
Dito isso, ou seja, firmada essa parceria, Dione esteve a frente de nosso Stand de Desenhos durante as edições do evento que organizava-mos, o Japan Project, até seu final no ano de 2014 e passou seus conhecimento a centenas de interessados no assunto, e enquanto esses anos transcorriam, ele continuava a ilustrar minhas sagas Nipo Ranger e NeoChangeman, além de desenhos extras para o evento Japan Project, e ainda hoje, Dione é o principal desenhista e responsável por qualquer ilustração que eu precise, tanto por nossa amizade, como por seus traços serem do estilo que me agrada... Em contra partida o ajudei a formular seus primeiros exemplares de quadrinhos de Falco - Guerreiro das Sombras, sua principal obra e criação! Dione ainda tem uma vasta gama de personagens que criou, alguns com histórias profundas como Falco (existe um crossover entre Falco e Nipo Rangers que você pode curtir clicando AQUI) e Homem Elétrico, bem como outros mais trabalhados superficialmente como Jono entre outros.

Mas onde está a grande revelação que vejo em Dione Lima para admirá-lo tanto? Simples, o cara, como a grande maioria dos desenhistas, veio de âmbito humilde, nunca foi incentivado, poucas pessoas lhe estenderam a mão no caminho e a vida adulta ainda ajudou a tentar afastá-lo do mundo que amava devido a necessidade de trabalhar e dar conta dos sustento e por um breve tempo Dione chegou a deixar o desenho de lado pela falta de tempo e de incentivo... Mas ele um dia resolveu que embora não fosse notado, embora não fosse reconhecido nem incentivado, o que ele realmente gostava era desenhar, valorizado ou não e que ele não deixaria o que gostava para trás sem guerrear! Assim, disputando o escasso tempo entre tocar sua academia (sim, ele é instrutor de Taekwondo) e suas obrigações diárias, Dione retomou os desenhos e nos traz uma nova produção de Falco totalmente produzida por ele e batizada de "Falco, o último guerreiro"!

Como dito acima, nesta nova empreitada é o próprio Dione que produz tudo, desde a arte, como os textos, a montagem dos quadrinhos e tudo mais, mas... Adivinhem quem vai divulgar e expor na internet pra ele? Óbvio que seria eu, através de meus canais de divulgação como nosso Blog e Facebook, mantendo e cultivando a amizade e parceria que nasceu em 2006 e perdurará até o fim de nossos dias se tudo assim permitir!

Esta página é na verdade uma homenagem e um agradecimento ao cara que além de amigo, se tornou um dos maiores responsáveis para que eu nunca desistisse de minhas sagas, pois graças ao seu costumeiro empurrão de "bora lá que eu desenho pra ti", mais que isso ele me ensinou a perseverança diante das dificuldades e nunca desistir daquilo que gosta! 

Com vocês, o espaço exclusivo de Dione Lima e suas criações, a Falco Comic Factory!

---------------------------------------------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conversa Especial - Akira Toriyama, Japan Project e projetos futuros!

A tecnologia, apesar de seus pontos ainda plausíveis de utilizações nefastas, nos permite verdadeiros momentos raros e agradáveis como esse!...