domingo, 12 de março de 2017

Resenha - Ultraman Tiga!

Um Ultraman que surpreendeu, é o que posso dizer inicialmente de Ultraman Tiga, pois seu estilo de imagens como "novela" não me agradou de início, fora alguns efeitos quase que "cybercop mode" em pleno 1996, mas isso foi apenas o início e já nos primeiros episódio se nota que se tem uma série incrível, emocionante, altamente trabalhada e que busca ser tudo, menos chata e repetitiva. Os episódios são muito bem balanceados no sentido de que apesar da maioria das vezes o Ultraman surgir apenas no final do episódio, ele em vários dos 52 capítulos aparece no início e no meio do desenrolar da trama, tendo pouco episódios duplos mas marcando presença com eles e dosando de forma incrível, comédia, drama, aventura, heroísmo, humanidade, trabalho em equipe e problemas. As investigações e mistérios também estão lá, muito bem representados e alguns, cortam a alma enquanto outros te levam às lagrimas, isso foi Ultraman Tiga. Mas antes de destrincharmos melhor essa saga, bora para suas informações básicas disponíveis na net afim de termos tudo sobre o gigante aqui:

Ultraman Tiga ou Urutoraman Tiga em japonês é a 12ª série ultra produzida pela Tsuburaya Productions, tendo ido ao ar entre 7 de setembro de 1996 e 30 de Agosto de 1997, num total de 52 episódios e 3 filmes (sendo que "Legend of the Spark Lens" foi feito especialmente para o mercado consumidor chinês de Hong Kong, em homenagem à tradição sino-japonesa do Ultraman). Depois de um hiato de mais de 15 anos na franquia, a ação de Ultraman Tiga transcorre num universo diferente das séries anteriores e com um visual e colorido atualizados, pois é o primeiro Ultraman com modos de combate múltiplos e cores não-avermelhadas. No Brasil, a série foi exibida incompleta em 2001, na Rede Record , no extinto programa Eliana & Alegria onde teve um péssimo tratamento tanto de mídia e na minha humilde opinião, de dublagem também. Também foi exibido por completo em 2003 na Rede 21.
Situado no período 2007-2010 (2049 nos EUA dub), monstros gigantes e alienígenas começam a aparecer sobre nosso planeta como fora anunciado por uma profecia apocalíptica sobre um caos incontrolável sobre a Terra. Diante da ameaça, o TPC (Organização da Paz pela Terra) é criado, tal como o seu ramo, GUTS (Global Unlimited Task Squad). Através de uma mensagem holográfica em uma cápsula encontrada por pesquisadores, a GUTS adquire conhecimento sobre uma pirâmide de ouro construído por uma civilização antiga onde no local, haveriam três estátuas de uma raça de gigantes que defenderam a civilização humana precoce na Terra cerca de 30.000.000 anos atrás contra super monstros antigos e outras forças da escuridão. A GUTS vai até o local investigar e as estátuas são encontradas porém dois monstros surgem e no combate, duas das estátuas são destruídas por Golza e Melba, os monstros responsáveis pelo ataque... Quando o terceiro está para ser destruído, milagrosamente ele revida e retornando ao mundo dos vivos, ganha vida a partir da energia vital do oficial Daigo, descendente da antiga raça, resultando que Daigo e a estátua restante se fundem em um único ser, feito de luz. Pouco depois de derrotar os dois monstros, é revelado a Daigo pelo holograma da profecia que 30 milhões de anos no passado, um grande mal que nem mesmo os gigantes poderiam parar, destruiu a antiga civilização e que este mesmo mal reapareceria na Terra novamente... A série então se desenrola sob a apreensão constante de quando e onde este mal ressurgiria e sob que forma ele se mostraria...

As estatísticas de Ultraman Tiga:
Mundo de Origem: Desconhecido
Altura: 53 m
Glitter Tiga: 120 m
Tsubasa Madoka version: 20 m
Peso: 44.000 t
Glitter Tiga: 100.000 t
Tsubasa Madoka version: 17.000 t
Idade: Mais de 30 milhões de anos
Limite de Tempo: aproximadamente 3 ~ 5 minutos. Fica implícito no Gaiden que o limite de tempo é baseado no indivíduo/hospedeiro e/ou sua força de vontade.

Recursos corporais e de defesa:
Tiga Crystal: O cristal na testa de Tiga, é necessário para mudanças de forma de Tiga além de manipular a energia da luz para várias outras técnicas. O processo de mudança de forma de Tiga leva apenas 0,5 segundos para estar concluído.
Tiga eyes: Tiga possui visão noturna natural, assim sendo, ele pode ver tão claramente no escuro como na luz brilhante.
Protetores: As faixas amarelas em sua parte superior do corpo, são peças indestrutíveis de armadura, as porções mais resistentes de sua anatomia. Eles também são usados ​​para executar o Tiga Slicer implicando assim que eles podem carregar e manipular energia.
Tiga Ultra Armor: A pele de Tiga pode suportar ambientes de calor elevado assim como baixas temperaturas. Ela não define arranhões ou ferimentos e é resistente ao fogo e perfurações.
Armas: Enquanto as técnicas de Tiga exigem energia para serem emitidas pelos braços, também são excelentes para a defesa, ao ponto de que suas mãos nuas podem pegar projéteis de energia. Essas mesmas propriedades tornam seu corpo excelente para a defesa, pois pode bloquear explosões de energia com suas mãos nuas.

As formas de Ultraman Tiga:
Forma Multi-Type:
É a forma padrão de Tiga, que tem partes iguais de força e mobilidade. Apesar do fato de que Tiga é
um lutador físico, é aqui que suas habilidades de manipulação de energia foram melhor demonstradas. Ele é projetado para combate corpo a corpo apesar de suas habilidades psíquicas e as cores predominantes são prata, vermelho e roxo. 

Forma Power-Type:
Torna-se mais vermelho na coloração apto a exercer mais poder físico, mas a custo de velocidade e agilidade. Ele é projetado para alta potência e combate em ambientes de alta pressão. Esse poder provem do gigante Darramb e suas cores de corpo são vermelho e prata.

Forma Sky-Type:
É a forma índigo de Tiga, onde troca grande parte de sua força por grande velocidade e agilidade, o que o torna muito mais rápido do que qualquer outro modo. É roxo no tema da coloração sendo uma forma projetada para combate corpo a corpo de alta velocidade e combate aéreo, poder esse que provém de Hydra com cores prata e roxo.

Ultraman Tiga realmente foi um divisor de águas na Tsuburaya pois mostrou pela primeira vez alguém que estranhou se tornar um herói e até recusou esse poder, no entanto acabou aceitando sua condição e fez o melhor que pode. Humano em vários sentidos, Daigo Madoka demonstrou durante a séries defeitos e qualidades, fraquezas e poderes, alguns poderes que o próprio Tiga não tinha como podemos ver no episódio "45 - Vida Eterna", Daigo tem em mãos o poder de Tiga para impedir o fim da humanidade, mas lhe foi dito que os Ultraman nunca interferem no destino da humanidade, porém, a frase dita pela ancestral ecoa em, sua mente, " - Daigo... Você é o Ultraman Tiga... Você é luz... Mas também é humano..." e erguendo seu Spark Lens ele parte para impedir o fim do mundo com todo o poder que Tiga lhe concedia em uma decisão totalmente humana. Esta é apenas uma das situações em que o hospedeiro humano de Tiga se mostrou diferente, existem vários como abordaremos durante a narrativa, mas não somente ele ganha a cena, sua equipe em grande maioria foi incrível e momentos únicos tiveram espaço na saga.

No episódio "15 - Energia fantasma" temos um acontecimento de arrancar lágrimas dos mais apaixonados, quando um ser absorve os humanos de um vôo comercial os convertendo em energia... Um desses humanos ia se casar com a oficial enfermeira Mayumi Shinjoh, irmã do Oficial Shinjoh da GUTS e fazendo parte da energia total do monstro, vendo sua amada estar para ser morta pela criatura, com sua força de vontade e amor incrível pela moça, ele conseguiu se materializar, levar o monstro para longe e permitir que Daigo e Shinjoh à salvassem, tendo tempo somente para aos prantos da moça, realizar sua última despedida e partir então para o infinito... Uma cena comovente, emocionante e maravilhosa que enche os olhos de quem curte a temática. Também podemos citar o episódio "25 - Dia do julgamento final", quando conhecemos um pouca da história da Capitã Iruma, seu filho, sua sogra, suas tragédias pessoais... Ao final do episódio, vemos Tiga ser derrotado e ficar completamente inerte... Rena grita por Ultraman caído em meio a cidade e Capitã Iruma pede que conectem sua transmissão à rede de TV da cidade, transmitindo ao vivo para todos o que ela havia ouvido minutos antes de Daigo... " - Nem mesmo o Ultraman Tiga pode vencer se não acreditarem nele!" Ela então pede encarecidamente às pessoas que acreditem em Tiga e direcionem suas luzes para ele e aqui creio que ela quis se referir a luz como pensamentos positivos... Imediatamente carros e pessoas começam a se aglomerar ao redor do gigante e com faróis, lanternas e todo tipo de instrumento que satisfizesse esse quesito, tentaram levantar o gigante, porém foi o filho hacker de Capitã Iruma de apenas 11 ou 12 anos, quem assumiu o controle da companhia de energia elétrica da cidade através de uma invasão de computadores naquele instante, assim como dos sistemas de iluminação da cidade, aumentando em muito a voltagem de todo e qualquer tipo de luz na área, ligando toda e qualquer luz de qualquer lugar ao redor criando um verdadeiro holofote gigante ao redor do Ultraman, permitindo que ele se erguesse confiante e poderoso novamente para salvar uma vez mais a humanidade, um momento em que o erro cometido pelo rapaz anteriormente, se tornou a salvação de toda a humanidade mostrando que nem sempre um erro conduz ao erro sempre, uma mensagem memorável e incrível! Temos ainda a cena curta, rápida, mas perfeita e muito, mas muito bem colocado ao final do episódio "47 - Adeus às trevas" onde o Oficial Horii, responsável por 90% das risadas do seriado todo se casa, de forma magnífica e maravilhosa, dando um toque todo especial ao final do mesmo e demonstrando que muito mais que destruir monstros, a série queria e mostrava o lado pessoal dos integrantes da GUTS. Munakata, o oficial líder, dedicado ao seu serviço como o mais fervoroso militar e totalmente protetor de Iruma à quem ele presava imensamente devido seu tempo servindo junto ao exército... Shinjoh, o Oficial atirador de elite, explosivo e disposto a "descer a porrada" (ou lazer) sempre que possível mas que encarou muitas dificuldades emocionais (seu calcanhar de Aquiles), Horii o brilhante guerreiro e cientista que quase desistiu da ciência devido suas atitudes mesquinhas (da ciência em si) e malignas por vezes, mas que mudou de visão ao ver Daigo lhe dizer que todo ser humano tinha lado bom e ruim, e que assim também era a ciência, com seu lado bom e ruim, representados por pessoas como as que eles haviam combatido naquele episódio e por pessoas como Horii que viam na ciência uma forma de salvar a humanidade e trazer felicidade e bem estar para as pessoas... Daigo renovou a fé do Oficial em sua estimada ciência o trazendo com força total para a equipe novamente... Inazumi, o inexperiente e inteligente oficial de comunicações que ainda era imaturo para entender tudo mas provava seu valor da melhor forma possível com sua atuação competente e certeira em cada informação e pesquisa realizada e claro por último, Rena, a oficial que acredito, de meados da série para frente já percebia ou desconfiava da situação de Daigo e que somente no episódio "50 - Rumo ao infinito", resolve quebrar o silêncio com palavras belíssimas como " - Porque você luta sozinho Daigo... Será que esse é o destino do Ultraman, carregar esse peso sozinho nos ombros? Eu quero ser luz também... Não lute essa luta sozinho Daigo!" Existe um diálogo fantástico nesse episódio culminando com as lágrimas da moça apaixonado dizendo que ela não pode se virar e que Daigo poderia se transformar em luz pois ela não iria observar e o que acontece depois, deixo para que vocês mesmos vejam e se emocionem, se ainda não viram. Um dos melhores momentos da saga em todos os episódios no meu ponto de vista, mas, se você assistir toda a série, não basta ir direto nele que a emoção não estará presente sem acompanhar o que viveram até então Daigo e Rena.
Para finalizar, ainda devemos citar sem sombra de dúvidas, o episódio "49 - A Estrela de Ultra" onde de uma forma brilhante, foi feita uma releitura da trajetória de Eiji Tsuburaya e sua criação de Ultraman, trazendo uma narrativa totalmente nova e emocionante de como essa ideia e essa saga surgiram, algo que para quem acompanha a trajetória Ultraman é marcante, emocionante e de uma nostalgia sem igual. Me limito a dizer que, ao ver Tiga em perigo, Eiji Tsuburaya emana seus pensamentos e pedidos a Estrela Ultra e então, um meteoro vermelho desce à Terra e ataca o monstro... O que vem em seguida, somente os fortes já se emocionaram ou irão se emocionar! Como cartada final, o episódio "52 - Aos seres de luz!" traz uma reviravolta incrível na forma como Tiga é revivido e consegue adquirir sua mais poderosa e destrutiva forma de combate, a Glitter Form e para quem ainda não assistiu e pensa que foi com alguma capacidade incrível própria, se preparem para ver o quanto a saga dava importância às crianças e ao que elas representam para todo o mundo.
Resumindo, acho que uma frase diz tudo que posso falar sobre Tiga agora... Vai deixar saudade! É o grande fato, o real fato... A equipe GUTS, o telepata, o Dr Mazaki, as BGMs e temas musicais incríveis, o romance entre Daigo e Rena, até mesmo o Capitão Hayate com sua pouca participação, irá deixar saudades... Os temas musicais e combates ainda ecoam em minha mente... As cenas e diálogos foram incríveis... A tentativa de convivência entre humanos e não humanos... As cenas de combate, as estratégias, a coragem e ousadia da GUTS... Enfim, uma das melhores sagas Ultraman que tive o privilégio de assistir e que hoje posso entender porque é tão cultuada.
A mensagem final ainda é um fato real a ser usado nos dias de hoje, afinal, pois depois da derrota do Senhor das Trevas, a luz de Tiga está em cada uma de nós, basta que a usemos ao invés da escuridão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conversa Especial - Akira Toriyama, Japan Project e projetos futuros!

A tecnologia, apesar de seus pontos ainda plausíveis de utilizações nefastas, nos permite verdadeiros momentos raros e agradáveis como esse!...