domingo, 14 de maio de 2017

Resenha especial - Ultraman The Next!

Mais uma matéria especial galera, dessa vez com um dos meus Ultramans favoritos, um dos mais emocionantes guerreiros da Tsuburaya Productions, o poderoso e inigualavel Ultraman The Next! Seja talvez pela idade mais "avançada", onde  a maturidade já me faz optar por personagens mais sérios e centrados, seja por simples gosto mesmo, eu não poderia deixar de falar sobre um dos integrantes desse universo que mais me emocionaram e gravaram em minha memória e coração!, Com muito orgulho e carinho, sem relatar nada que deixe tudo revelado sobre a saga, eu trago até vocês uma das mais cativantes aventuras de todos os tempos, principalmente para quem já é pai!

Ultraman - The Next
A primeira cena é na base aérea de Hyakuri, onde conhecemos o comandante Shunichi Maki e seu caça F-15. Uma vez, aos sete anos, quando pescava com os primos no interior, se perdeu do caminho e passou próximo a uma base aérea e maravilhado com a beleza do caça, gravou na sua imaginação a figura de um cintilante “meteoro de prata” que cruzava os céus, e naquele momento decidiu que seria o piloto deste "meteoro".
Na cena seguinte, é noite e estamos no que parece ser uma instalação científica altamente tecnológica escondida numa ilha onde um famigerado e disforme monstro corre dos seus perseguidores... A cientista Sara Mizuhara tenta disparar sua arma biológica para impedir a ação da criatura, mas hesita; quando decide tomar uma ação, já é tarde demais. De volta ao comandante Maki, ele e Kurashima, colega da força aérea, conversam sobre seu futuro. Maki, pensando na saúde do filho de seis anos debilitado, decide deixar de lado o trabalho perigoso e fazer algo mais tranqüilo, que o permita ficar mais tempo com o pequeno Tsugumo (Como acontece em outros filmes, o nome da doença não é citado, mas ficamos sabendo que se piorar, ele talvez tenha apenas um ano de vida pela frente). Este momento dramático é logo interrompido por um sinal de alerta e os dois devem partir imediatamente, pois um OVNI se aproxima da base. O objeto se move com mais velocidade que qualquer avião conhecido e começa a alterar o funcionamento do caça de Kurashima, forçando Maki a seguir com a missão sozinho. Este então vê uma luz avermelhada brilhando à sua frente e num instante a aeronave e a luz se chocam. Maki perde o controle do seu corpo e agora ele não vê mais os controles à sua frente, nem o céu, apenas um imenso túnel de luz à sua volta. Neste túnel, aparece um gigante guerreiro, eles não trocam nenhuma palavra e a cena termina como um sonho conturbado, porém, para o espectador, essa é uma prévia da emoção que está porvir.

Se, para quem conhece as séries, essa cena já é emocionante, imagine para quem ainda não conhece. No momento seguinte a aeronave já está caída por entre as montanhas próximas a Hyakuri e a situação de Maki é desconhecida; em casa, a esposa Yoko já havia colocado Tsugumo na cama e logo depois da queda, ele acorda por causa de um pesadelo e vê a mãe preocupada ao telefone... Ela diz “Não se preocupe” e abraça o menino. Enquanto isso, numa pequena lancheria próxima às montanhas, quem bate à porta é o comandante Maki que conseguiu milagrosamente se livrar dos destroços do avião e das chamas, atravessar a floresta à noite e chegar lá praticamente ileso, desmaiando logo em seguida. O mistério se intensifica, ele desmaia, sonha de novo com o meteoro vermelho e acorda suado e ofegante num quarto de hospital, ao lado da esposa e do filho, perguntando “o que aconteceu?”. Depois de realizar um exame tomográfico, o médico entende ainda menos, pois como poderia um homem sair ileso de tamanho acidente? Ele diz à Maki que essa indestrutibilidade foi um milagre sem explicação e o oficial, ao explicar os estranhos acontecimentos daquela noite para uma junta, também não sabe dizer o que aconteceu. Ele fala sobre o meteoro vermelho, mas essa história tem pouca credibilidade. Na mesma tarde, depois de mais uma conversa com Kurashima, Maki prepara-se para o grande passo que planejava para mudar sua vida pois ao colocar os pés para fora do portão da base voltaria a ser um civil e poderia dedicar seu tempo à família como queria. Pensava Kurashima, não era mais hora de se preocupar com meteoros ou com o milagre que o salvou do acidente, era hora de pensar em Tsugumo e assim o fez.
Depois de algumas semanas o encontramos em seu novo trabalho. O ex-piloto de caça agora comanda um cessna numa pequena empresa de transporte aéreo particular. A calma do pequeno avião e dos horários flexíveis deram à Maki bastante tranqüilidade, enquanto os outros funcionários da empresa o consideram um veterano, porém ele próprio insiste em dizer que é apenas um novato nesse trabalho. Parecia ser uma tarde como qualquer outra, planejaram oferecer como presente de aniversário ao filho a chance de voar com o pai dentro do cessna e Maki teria apenas mais uma tarefa à cumprir antes de fazer isso. Ao entrar no avião, vemos que a passageira é a mesma cientista que havia aparecido perseguindo o monstro no começo do filme... Alcançando a costa, eles são abordados por um helicóptero militar e Mizuhara aponta sua arma para Maki, instruindo-o para dirigi-los até a misteriosa ilha de Ryugamisaki, onde ele terá de pousar num trecho isolado de uma estrada comum. Chegando lá, descobre que aqueles militares fazem parte de uma organização secreta anti-bioterrorismo chamada BCST e aqui são revelados alguns segredos da trama; mas é claro, não vou contar todos. Posso dizer que o contato de Maki com um objeto luminoso não foi o primeiro, foi o segundo: o terrível monstro que aparecera antes era resultado de um meteoro azul. Graças às suas mutações, ele é capaz de absorver outros seres, adquirindo suas características e se tornando mais forte e mais horrendo e este foi chamado de "The One". Os militares temem que, devido ao contato com o meteoro, Maki se transforme em um monstro de igual poder, e desta forma o batizam de "The Next". Ele é isolado numa cela de alta segurança para observação e quem retorna com o cessna, também sem muito conhecimento do que acontece, é Kurashima, aumentando o nervosismo de Yoko, Tsugumo e os colegas no pequeno hangar.

Na sua cela, Maki acaba funcionando como isca, pois ele agora desenvolveu uma espécie de contato entre a sua mente e "The One". O monstro quer encontrá-lo e para isso tem de retornar ao laboratório, onde já se organiza um esquadrão equipado com novas armas biológicas para destruí-lo. "The One" chega ao lugar planejado e a força física de Maki aumenta consideravelmente com a aproximação, fazendo ele se debater dentro da cela para destruir a porta de aço enquanto isso, toda a munição é descarregada sobre o monstro até o mesmo cair. Quando todos pensavam que estava morto, ele ainda conseguiu absorver outros animais, se tornar imune ao veneno, e aumentar seu tamanho para dimensões ainda mais perigosas.
É neste momento que a porta que prendia o ex-tenente Maki é arremessada para o alto, ele caminha lentamente pelas escadas até "The One" e quando os dois se encontram, Maki incorpora o ser de luz que havia encontrado no túnel quando fora atingido pelo meteoro. Igual ao clássico, agora ele e o ser são apenas um, o Ultraman. Qual resultado terá essa incrível luta? Qual é a verdadeira origem de "The One"? O que acontecerá com Sara? Como irão se proteger Yoko e Tsugumo? Enfim, como será travada esta emocionante batalha para salvar o mundo? Essas sim são perguntas que não vou responder, você terá de assistir e descobrir por conta própria!

Um pouco de informações sobre a produção do filme:

Ultraman The Next é um filme produzido em 2004. O filme possui grande qualidade para os padrões japoneses e resgata o espírito das séries Ultraman sem cair na puerilidade ou no estilo trash. O diretor é Kazuya Konaka e a trilha sonora é da badalada banda japonesa Tak Matsumoto Group. The Next é parte do Ultra N Project, uma tentativa do estúdio Tsuburaya Productions de reabilitar o conceito original, tendo sido seguido da série Ultraman Nexus.
Espero que tenham gostado e que não assistiu a saga ainda, corre rapidinho pra assistir, mas um conselho, se for pai e tiver coração mole como o meu, se prepare para muitas lágrimas! Um abraço do Lanthys!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conversa Especial - Akira Toriyama, Japan Project e projetos futuros!

A tecnologia, apesar de seus pontos ainda plausíveis de utilizações nefastas, nos permite verdadeiros momentos raros e agradáveis como esse!...