quinta-feira, 29 de junho de 2017

Resenha - Ultraman Ace!


Certo dia eu analisava os Ultras para baixar e assistir, já havia definido que iria assistir todos que encontrasse legendado, mas ficava a analisar as listas e os Ultras e um deles, me despertou a curiosidade de forma incrível... Se tratava de Ultraman Ace, dividido entre dois hospedeiros... Um homem e uma mulher... Instantaneamente perguntas me recaíram sobre a mente... Como um ser dividido entre dois? Porque tão diferente dos demais Ultraman com dois hospedeiros? O que o levou a dar uma nova vida à duas pessoas? Que grandes feitos teriam realizado esses hospedeiros para merecer uma união tão especial com um ser tão poderoso? E como se dariam essas aventuras precisando de duas pessoas para o surgimento do gigante Ultraman Ace? Isso e muito mais me deixaram extremamente curioso e empolgado em assistir a saga, pois eu queria entender como essa fusão única acontecia, como era mantida, porque os dois guerreiros para surgir Ace. Muito além da série maravilhosa, clássica e cheia de altos e baixos, eu descobri um Ultraman único, que mesclava a ferocidade com a bondade, o sentimento com a atitude e dois humanos (na verdade um humano mas sem spoilers) que em comum tinham o desejo de salvar vidas mas fora isso, eram opostos incríveis e ainda assim os únicos capazes de trazer a vida o gladiador de M78, Ultraman Ace. Minha total devoção a este personagem se completou ao descobrir que muito mais que um hospedeiro, Ace buscava o melhor do ser humano para sua contra-parte e é esta história que iremos contar hoje, a saga do guerreiro prateado que buscava a coragem e o amor em prol da paz da vida na Terra e no universo! Mas antes de irmos para a subjetividade já conhecida de vocês que acompanham o Nipo Heroes Blog, um pouco de informação e dados colhidos pela internet, a verdade nua e crua sobre Ultraman Ace!


Ultraman Ace é o quinto dos irmãos Ultra a chegar na Terra e foi o primeiro Ultraman a possuir dois hospedeiros "humanos" ao mesmo tempo, vindo ao nosso planeta para protegê-la do maligno mestre alienígena Yapool. Ao chegar ao nosso mundo ele observou as atitudes altruístas e heróicas de Seiji Hokuto e a enfermeira Yuko Minami que se sacrificaram para salvar inocentes! Assim, ele resolve lhes dar uma segunda chance e se funde aos dois como forma humana para dar à sua forma gigante a coragem de um homem e o amor de uma mulher pela paz. A saga foi exibida no Japão de 8 de abril de 1972 ate 31 de Marco de 1973 pela rede TBS, num total de 52 episódios, produzida pela Tsuburaya Productions e infelizmente nunca foi exibido no Brasil.

Estatísticas de Ultraman Ace:
Altura: 40 m
Peso: 45.000 t
Velocidade de vôo: Mach 20
Velocidade de corrida: 1.000 km por hora
Velocidade de natação: 80 nós (150 km por hora)
Terra Natal: A Terra da Luz , Nebulosa M78
Hospedeiros "Humanos": Seiji Hokuto e Yuko Minami
Item de Transformação: Ultra Rings
Salto distância: 900 m
Ocupação: Space Ranger
Fraquezas: Incapaz de lidar com pressão extrema.

Recursos do Corpo:
Energy Hole: O espaço no Eye Slugger de Ace, tem como principal objetivo absorver a Energia Solar, mas também pode ser carregado com energia dos outros Ultra Brothers. Ele tem propriedades semelhantes aos Ultra Horns de Ultraman Taro.
Color Timer: O Ace Color Timer opera como qualquer outro, mas a energia interna de Ace é duas vezes a quantidade do guerreiro Ultra médio, dando-lhe mais energia para usar em seus ataques do que os outros Ultra Brothers.
Ultra Star: A jóia na testa de Ace, ao contrário de UltraSeven não pisca quando ele está com pouca energia, mas pode ser usada da mesma maneira que seu irmão para o combate.
Ultra Armor: Ace tem as típicas resistências e vulnerabilidades Ultraman.
Arms: Ace é um especialista em usar vários tipos de raios e técnicas psíquicas, garantindo-lhe o apelido de "Às das técnicas de raio".

Algumas técnicas especiais de Ultraman Ace:
Metallium Ray: Movimento de assinatura de Ultraman Ace que empurra os braços para a sua esquerda, então ele balança-los de volta para o seu alvo e forma seus braços em uma posição em forma de "L". O feixe é poderoso o suficiente para destruir monstros de uma só vez. 
Ultra Guillotine: A capacidade de corte de Ace, cruzando seus braços paralelos e verticalmente um com o outro e quebrando a postura, libera uma fina linha de energia que pode cortar os adversários ao meio. Ace normalmente grita "Ultra Guillotine" antes de atirar. Existem muitas versões para esse golpe na verdade mas todos com o mesmo resultado devastador.
Ace Slash: Variação dos spectrais raios de Ultraman Ace, com uma variedade de formas e pode ser repetido várias vezes antes de ser completado em força máxima.
Star Beam Cutter: Ace pode emitir espécies de "cortadores" em forma de estrela entre as duas mãos, que podem retaliar facilmente monstros, somando-se a esses efeitos de cortes, muitas vezes, efeitos explosivos também.
Ultra-Neo Barrier: Ao colocar as duas mãos para frente, Ace pode criar um grande escudo de energia que pode desviar a maioria dos ataques o protegendo de forma gigantesca durante os combates.
Ace Vacuum: Usando as palmas das mãos, Ultraman Ace pode absorver todos os tipos de venenos e gases lançados no ar evitando ser contaminado ou envenenado e o mesmo aos expectadores que por ventura estejam próximos o suficiente.
Ultra-Rings: Ace pode criar anéis de energia usados ​​para capturar/enredar inimigos e ele possui uma quantidade quase ilimitada destes anéis.
Light Ball: Uma poderosa esfera de energia vermelha gerada entre as duas mãos de Ace, disparada empurrando ambas as mãos para a frente em um ataque devastador.
Ace Blade: Ace foi capaz de criar uma espada de pura força de vontade capaz de cortar praticamente tudo. Este finisher também foi destaque em Ultraman Fighting Evolution 3 como um dos poucos finalizadores de Ultraman Ace.

A história:
Yapool, um cérebro alienígena muito poderoso viu na Terra um campo de pesquisas para sua nova forma de conquista, suas experiências conhecidas como Chouju, trabalho esse que consistia em criar monstros muito mais poderosos e destrutivos se comparados aos que já haviam surgido até então. A primeira super arma enviada à Terra, ou seja, o primeiro super monstro denominado Chouju foi Verokron, monstro esse que devastou uma cidade e acionou com isso o TAC, uma unidade de forças especiais criado pela Força de Autodefesa para defender a Terra dos já temidos e conhecidos kaijus. Duas das vítimas infelizes de Verokron foram Seiji Hokuto e Yuko Minami que tentavam salvar desesperadamente pessoas inocentes, tanto que Hokuto se lançou com um caminhão tanque contra o mesmo tentando pará-lo de qualquer forma e isso, foi observado e reconhecido pelos cinco primeiros cinco Ultra Brothers, Ultraman, Zoffy, UltraSeven, Jack e Ace, que decidiram então reviver os dois os fusionando à Ultraman Ace. Hokuto e Minami dividiriam o poder de Ace e quando seus anéis presentados pelo guerreiro Ultra se tocassem acionando o Ultra Touch, Ultraman Ace surgiria com o poder das duas espécies "humanas", homem e mulher em completa fusão emocional e física dando origem ao uma das transformações mais incríveis de todos os Ultraman!
O guerreiro de M78 então passou a enfrentar cada ameaça enviado pelo temido Yapool que não se utilizava apenas de seus Chouju, mas também recrutando aliens malignos e gananciosos bem como humanos que venderam suas almas para ele por poder ou mesmo com esperança de se tornar algo tão poderoso quanto um Chouju. Em um momento magnífico e muito bem trabalho, após a destruição de um dos mais antigos Chouju de Yapool o Lunaticks, Yuko Minami revelou ser uma das últimas nativas da Lua e que estava na Terra aguardando Lunaticks ressuscitar para destruí-lo pois ele destruiu sua civilização na Lua muitas eras atrás... Cumprida sua missão, ela entrega seu anel à Hokuto pedindo que ele continue a proteger sua Terra natal, assim como ela fez para com a Lua e agora a Terra, e em uma despedida emocionante, Yuko Minami deixa sua comunhão com Hokuto e Ace para voltar ao seu mundo, uma cena memorável e emocionante! Ao longo do restante da série, Ace e os Irmãos Ultra continuaram a lutar ainda mais contra Choujus, incluindo batalhas onde foram auxiliados por UltraFather chegando ao final da saga onde Yapool desesperado combinou os corpos de alguns dos mais poderosos monstros para criar Jumbo King e com essa criação exterminar pelo menos Ultraman Ace, mas a força de vontade de Hokuto, seu agradecimento aos aliados e à Yuko Minami, somados ao poder incomensurável de Ultraman Ace foram muito mais fortes tendo Ace triunfado poderosamente sobre Jumbo King e exterminado de vez a ameaça de Yapool sobre a Terra...
Porém a vitória acabou lhe trazendo uma tristeza também, afinal, para poder cumprir sua última missão, Hokuto acabou por se transformar em Ultraman à frente das crianças, provando que ele era Ace... Isso se fez necessário porque Yapool se disfarçou como um monstro amigo e conquistou as crianças, fazendo com que elas servissem de escudo ao inimigo, impedindo que Hokuto ou Ace pudesse fazer algo contra ele... Minami já o havia avisado a Hokuto, caso descobrissem sua capacidade de se tornar Ultraman, ele nunca mais poderia assumir sua forma humana novamente sem estar em elo com Ace, era sacrificar sua humanidade para proteger o mundo ou sacrificar a humanidade inteira e óbvio que ele optou por se sacrificar uma vez mais. Com a batalha vencida, após o combate memorável, Ace se vira à todos e pede que cuidem uns dos outros, que cuidem e protejam os mais fracos e que apesar dos problemas, todos que vivem neste mundo são de alguma forma, amigos, que esta era sua última mensagem e seu último pedido. Voando em direção ao espaço, se despedia Ultraman Ace sob o olhar alegre e eufórico das crianças e a comoção de seus companheiros da TAC, voltando ao seu mundo natal, M78.

Considerações gerais e pessoais:
Eu confesso que meio que me decepcionei depois da saída da Minami, pois como disse no início, a saga me chamou a atenção justamente pelo fato de ter dois hospedeiros, mas a forma como ela saiu, o desfecho que deram pra tudo e as aparições que ela fez posteriormente e principalmente no último episódio compensaram de certa forma... É claro que sua saída pode ter sido o estopim para os episódios seguintes não serem tão emocionantes aos meus olhos, mas como um todo a série é muito boa. Mas nessa saga eu gostaria de dar um destaque especial à algo que eu não vinha vendo com bons olhos desde Ultraman de 1966, o grupo de apoio à Ultraman... Vamos falar um pouco sobre a TAC!


O esquadrão que ajuda Ultraman Ace é o TAC (Terrible Monster Attacking Crew), comandado pelo capitão Goro Ryuh. Os membros da equipe foram Ichiroh Yamanaka, Tsutomu Konor, Kohzoh Yoshimura, Seiji Hokuto e Yuuko Minami e surpreendentemente por Noriko Mikawa, uma segunda mulher em uma equipe. Sua base ficava ao extremo oriente do japão onde se situa a prefeitura de Yamanashi, entre os rios Aokigahara e Fuji Five. As instalações da base são habilmente camufladas usando o terreno naturalmente, enquanto a entrada é disfarçada de estação meteorológica. A sala de comando principal está localizada no subsolo, incluindo uma biblioteca de referências de literatura antiga, vários laboratórios, um campo de treinamento de tiro, a câmara de poder do átomo central, o hangar de grandes mísseis e um radar de chouju, ou seja, uma variedade de edifícios de instalações de bem-estar, um edifício de conferência geral e um edifício de pesquisa, todos existem na porção do nível do solo da base. Além disso, para proteção contra ataques externos, a base foi reforçada com defesas do melhor equipamento, como uma arma de campo de grande escala e 4 disparadores gêmeos de mísseis além de 16 lançadores de foguete. Mas o grande destaque desta equipe no meu modo de ver foi o Capitão Ryuh, uma liderança de outro nível se comparado com muitas equipes de Ultras que já assisti, alguém que presava pelo certo e não totalmente por ordens. Em determinado episódio a vida de Hokuto estava em risco, mas ele morrendo cumpriria a missão e segundo as ordens superiores, Seiji Hokuto seria um "sacrifício válido" para o que se obteria com o sucesso da missão. Capitão foi contra e disse que ele era o responsável pela vida de seus soldados e como tal iria impedir a realização da mesma... O general de alta patente então quis o intimidar com a hierarquia e recebeu em troca um potente murro no rosto que o arremessou degraus abaixo estupefato com a atitude do capitão. Ryuh ordenou que Hokuto abortasse a missão e prezou pela vida ao invés de uma ordem. Já havia visto o capitão do Team Eyes em Ultraman Cosmos encarar grandões também, assim como Capitão Wakura em Ultraman Nexus quase fez o mesmo, mas como Goro Ryuh, nenhum deles até então fez e isso, ele renovou minha esperança nos líderes. Dessa forma, além da saga, além de Ultraman, além de Hokuto e Minami, eu deixo aqui minha singela homenagem a este que foi um dos mais "bravos" capitães das equipes que até agora conheci, Capitão Goro Ryuh, da TAC!
Ainda vale ressaltar a beleza empolgante do tema de abertura que para o estilo do guerreiro à ser apresentado, uma espécie de gladiador alienígena, com a brutalidade que ele transmitia em seus combates e suas armas de corte diversas, eu considero que o tema foi um dos mais empolgantes desde o início da franquia, pois em Ultraman temos uma baladinha, em UltraSeven um tema tocante e em Ultraman Jack um tema emocionante, mas em Ace, ele nos leva ao combate, à inflamar a coragem do guerreiro e isso me agradou muito. Aliás, o tema de abertura se chama "Ultraman Ace", com letras de Kyōichi Azuma, composição de Masahiko Aoi e o artista responsável por entoar o tema é Honey Knights , Misuzu Children's Choral Group.

Defeitos e acertos, ousadias e problemas, a série trouxe uma nova visão para os guerreiros Ultras e mostrou que até mesmo um entregador de pão enfurecido porque os órfãos do orfanato que ele ia atender iam ficar sem ter o que comer, pode ser um herói, tudo que precisamos é de atitudes, de ímpeto, de fazer o certo, porque é certo. De um determinado ponto de vista se poderia dizer algo como "ele se matou por um monte de pães", mas assistindo a série e entrando na ideia do contexto, se percebe que a atitude foi de proteção, embora usasse os pães como desculpa, ele quis proteger a todos tentando parar o monstro que não respeitava nada, nem mesmo a vida e isso "ativou" o herói dentro dele e fez o impossível! E quando ele fez o que ninguém mais faria... O que não se poderia acreditar que acontecesse, aconteceu. Uma saga marcante com toda a certeza e que todos os fãs do estilo precisam assistir. Hokuto, Minami, UltraFather, Capitão Ryuh as grandes estrelas desse fantástico seriado!

6 comentários:

  1. Belo review, Lanthys. Vi a série há algum tempo sem legendas (ainda preciso revê-la com legendas, para um pleno entendimento).
    Também lamentei quando a dinâmica entre Hokuto e Minami foi quebrada com a saída da segunda, mas, como você disse, isso rendeu uma bela cena de despedida, com os membros do TAC cantando o hino da patrulha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Ricardo, muito obrigado pela leitura e pelo comentário. Minami e Hokuto tinham sido o parâmetro diferença na saga desde os outros, então, meio que foi triste, além da saída dela, a perca de ter "dois hospedeiros" para fazer a transformação. E ae tu junta o tema que sempre falava Hokuto to Minami e ficava, pô, Minami se foi. Claro, teve as participações com UltraFather e no final também, ela não foi desmerecida, mas a presença dela nos casos, nos mistérios e nas resoluções eram muito legais. Enfim, ainda assim uma série com grandes méritos, revi o episódio final agora antes de lançar para poder ter a certeza dos termos e realmente, emociona. Obrigado pela leitura e comentário meu amigo, grande abraço!

      Excluir
  2. Que senhor review, hein, meu querido amigo-irmão Lanthys? Você está mesmo navegando dentro da Saga da Família Ultraman, isso torna-se cada vez mais nítido! Gosto de ler em teus textos a tua visão de raio-x das séries, a qual me lembra e de forma bem saudosista da época do site Nipo Heroes HP - onde o Mal nunca imperava! Seus textos gigantescos que navegavam e destrinchavam toda a trama das séries... tuas informações eram muito mais completas do que essas Wikipedia da vida de hoje em dia! E agora podendo desfrutar de suas resenhas percebo o quanto profundo você ainda pode ser... Ultraman Ace te fez contemplar os dois lados de uma mesma moeda, situações que te fizeram criar altas expectativas na série também te desapontaram, contudo você conseguiu reaver e reajustar todos os pontos que se fecharam e outros que se abriram. Hoje em dia percebo o quanto você respira e vive as séries Ultras! Isso é fantástico mesmo e dar gosto de ver! Muito orgulho de ti, meu amigo! Parabéns! E qual será a próxima resenha que virá? #NaExpectativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é mana, Ultras estão correndo pelas minhas veias nos últimos meses... Tenho visto todas as séries que posso, estou avançando como nunca e muitas resenhas ainda virão afinal, falar bem dos Ultras é algo que está se tornando natural e agradável, porque tenho encontrado neles aquilo que busco, sempre encontro se não tudo, uma grande parte do que busco, coisas que nos riders e sentais tem me deixado profundamente desapontado! Ace por exemplo começa estranho como sempre se comentar, um entregador de pães e uma enfermeira que se tornam um Ultraman, mas com o passar da coisa tu vai entendendo o valor deles e justamente por serem pessoas "não preparadas" e ainda fazerem o que os heróis fariam é que eles foram escolhidos. Como toda a série mais clássica, ela tem aos nossos olhos modernos, suas falhas mas, eu diria que essas falhas se tornam momentos da época apenas como em Ultraman de 1966 que Hayata abre a porta do V-Tol nas alturas para lançar um guarda-chuva ao Capitão Muramatsu que estava ao solo nas ruas de Tokyo então, se releva e se atém à trama e o drama e isso, ganhou todos os pontos. Yuko Minami me cativou e Hokuto assumindo o manto sozinho com sua partida mais ainda, e que partida de Yuko Minami... Enfim, Ace é realmente uma série maravilhosa e que não pode faltar no quadro de quem curte a família Ultra, super recomendado! Sobre os textões, ainda tento reduzir eles visto que ainda estão enormes e o pessoal não se atém muito a textos grandes, mas vamos indo conforme a perna deixa kkkk! Mana, sem palavras pelas tuas palavras, sabes o quanto teu incentivo e ajuda sempre me impulsionam desde muito e te agradeço muito por isso. Obrigado por estar participando do Blog, comentando, dando apoio e me guiando com tuas dicas, estaremos fazendo o nosso melhor, sempre! Grande abraço e obrigado pela carinho!

      Excluir
  3. Tenho um problema com esta temporada Ace), quem este babaca do Yamanaka pensa que é, o capitão? E este Capitão, aceita tudo que o Yamanaka fala e nunca o repreende? Nunca vi um grupo contra monstros deste tipo em qualquer dos outros Ultras. Todos os outros, uns defendem os outros e os protegem de suas falhas, e, quando isto não ocorre, nunca é um ataque, já em Ace, no TAC, vem sempre este Yamanaka atacar de maneira agressiva aos seus colegas, inclusive duvidando de suas habilidades e querendo que o membro alvo seja suspenso e até expulso do TAC. Este tipo de coisa não me deixa gostar muito deste grupo e atrapalha meu interesse pelo Ace.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Vinícius, como está meu amigo? Pois é cara, tem coisas nas séries que estragam bastante, sempre a gente acha coisas que fogem do nosso conceito de bom e ruim e esse Yamanaka é um deles... Acho que eles queriam na série alguém pra ficar confrontando o Hokuto diretamente e talvez, justamente por ele ser um personagem odiado isso mantinha o público cativo esperando que algo acontecesse à ele, então talvez tenham usado isso como ressalva pra mantê-lo assim... Me lembro em Kamen Rider Faizu, que a morte do Kaixa era mais esperada pelos fãs que o final da série então, talvez, por isso tenham deixado Yamanaka fazendo isso... Mas realmente concordo com você, esse foi um fato bem chato durante a saga! Muito obrigado pela leitura e comentário, é bastante importante e incentivador, gratidão!

      Excluir

Conversa Especial - Akira Toriyama, Japan Project e projetos futuros!

A tecnologia, apesar de seus pontos ainda plausíveis de utilizações nefastas, nos permite verdadeiros momentos raros e agradáveis como esse!...