sábado, 7 de janeiro de 2017

Resenha Kamen Rider Decade - Una tudo, destrua tudo!

No ano de 2000 eu tive acesso a internet e descobri, para minha felicidade que os Riders não haviam terminado em Black e RX o que foi realmente uma grande descoberta para mim na época e lembro que em final de 2000 já comecei a ver notícias sobre um Kamen Rider com nome estranho, pois na época eu lia Agito como algo com referência a "agitar" e fiquei daquele jeito " - Como assim, um Kamen Rider que curte um agito de festa talvez?" Felizmente aprendi a pronúncia correta e comecei a conhecer mais riders até que surgiu em 2009 um tal "Kamen Rider Decade" que viajava por todos os mundos dos outros Riders desde Kamen Rider Kuuga e então percebi que precisava assistir todos os outros primeiro, se quisesse realmente tirar algum proveito da série Decade...

Inicia-se em Kamen Rider Kuuga, guerreiro ancestral que combate uma raça milenar, com muitas cenas violentas, muito drama, muita seriedade e emoção, um dos melhores exemplos do herói clássico. Seguimos com Kamen Rider Agito e sua misticidade e divindade, unido a um rider orgânico Gills e outro cibernético G3; na sequência conhecemos o rider dragão, Kamen Rider Ryuki e sua guerra no Mirror World e suas dezenas de riders; chegamos a Kamen Rider Faiz e seus dilemas e complexos, uma trama aterrorizante de vida após a morte e grandes decisões; Kamen Rider Blade, o próximo em nossa lista, usa uma vez mais a temática além vida enfrentando criaturas mortas vivas e uma trama de traição e manipulação se desenrola. Temos então logo em seguida, um rider lendário que sequer deveria se chamar rider devido sua trama única e diferenciada, Kamen Rider Hibiki com sua batalha folclórica contra os makamous e a experiência de um herói mais maduro e centrado. Chegamos ao rider da velocidade, Kamen Rider Kabuto, sua batalha contra os Worms, a velocidade como um fator importante na saga e uma trama um tanto diferenciada envolvendo muita culinária e artes marciais. O próximo é o alívio cômico das sagas, Kamen Rider Den-O, com seu rider nada convencional e os Imajins com sua figura máxima representada pelo único (e ladrão de cena) Momotaros. Por fima, chegamos a Kamen Rider Kiva, o rider vampiro, rei da linhagem de sua raça, lutando contra as tradições milenares e a convivência com os humanos, nos apresentando finalmente, ao rider que queremos comentar, Kamen Rider Decade!

Série de televisão japonesa, sendo a 19ª série da franquia Kamen Rider e a 10ª série exibida na era Heisei, comemorando os 10 anos das "Heisei Kamen Rider Series". Produzida pela Ishimori Productions e pela Toei Company, Kamen Rider Decade foi exibida pela TV Asahi no bloco Super Hero Time de 25 de janeiro de 2009 a 6 de setembro do mesmo ano. A história se desenvolve nos mundos dos Kamen Riders anteriores da era Heisei, intercalando-se até Kamen Rider Decade, o atual protagonista. Para proteger seu próprio mundo, Kadoya Tsukasa adquire o DecaDriver, um cinturão que possui todos os dados dos antigos Riders, mas para conseguir acessar os dados completos, ele precisa dos cartões perdidos em mundos paralelos. O mundo onde vive Natsumi Hikari e seu avô, responsáveis por um estúdio fotográfico, está próximo do fim sendo atacado por diversos monstros como Orphenochs, Undeads, Makamous, Worms, Imajins e Fangires, tendo outros nove mundos convergindo-se em apenas um, que supõe-se, tem como destino a destruição. Se trata de um processo que não ocorreu repentinamente, na realidade é gradativo de uma década denominada de “Era Heisei” e em seu estágio final um novo guerreiro surge para viajar entre estes mundos alternativos... Este guerreiro se chama Kadoya Tsukasa/Kamen Rider Decade e tem como missão desafiar todos os Riders dos nove mundos, adquirindo assim seus poderes, iniciando-se dessa forma, uma grande batalha dos “Riders Heisei”, talvez ainda além, a grande Guerra. Se isso tudo vai ocasionar em destruição ou redenção, é algo que Tsukasa não pode prever…

A trama inicia com Tsukasa, que se julga fotógrafo, sem entender porque suas fotos nunca saem como ele espera e então, recebendo a visita de Wataru o Kamen Rider Kiva que conhecemos na saga anterior, descobre que ele, Tsukasa, seria um destruidor de mundos e que ele iria destruir todos os Kamen Riders que haviam existido para com isso salvar seu mundo. Tsukasa não crê nesta versão e mesmo sem ser consentimento, ele começa a ser jogado nos mundos dos Riders um por um, sendo recepcionado de forma amigável por uns e de forma bastante hostil por outros, mas, diferente do que se espera, ele mesmo sem demonstrar isso a ninguém e sempre tentando passar a imagem de arrogante e de não se importar com nada ou ninguém, ao invés de destruir salva a todos os mundos pelos quais passa, deixando uma mensagem de incentivo e apoio para todos os envolvidos, chegando ao final da saga com um grande buraco em seu peito... Ele havia salvado todos os mundos, mas ainda não sabia quem era, de onde veio e para onde deveria voltar, ainda era um homem sem mundo e que não entendia porque havia passado por tudo que passou... Uma série complexa, cheia de mistérios e incertezas, deixando a todos que assistem até o último episódio sem entender o que realmente acontece na mesma, e claro, não sou eu quem vai contar! :) Vamos agora a um pouco de subjetividade!
Kamen Rider Decade, ao iniciar a saga, para mim era composto apenas de coisas ruins e eu o considerava o pior rider de todos os tempos, mas em conversa muito produtiva com meu amigo Paulo Decade do TokuShare, aprendi a ver outras nuances da série e o considero hoje uma grande saga, mas que com certeza é dividida na minha opinião em pontos bons e pontos ruins. Vamos tecer os comentários a respeito:

Pontos positivos da série:
1) Decade era para ser o destruidor de mundos, mas, por vontade própria (e por que não dizer contrariando sua "origem") ele se tornou o salvador de todos eles, mesmo todos o considerando e o tratando como um destruidor. Sua posição perante as pessoas não ajudava para que o vissem de outra forma, mas contrariando tudo isso, ele ainda assim se tornou um salvador de todos e isso foi um grande ponto positivo, como o herói que eu esperava que ele fosse, no meu ponto de vista!
2) Tsukasa como dito acima, sempre procurou se mostrar arrogante, distante, indiferente e sem qualquer preocupação com os demais a sua volta e de fato, com 90% das pessoas ele realmente era assim, um personagem que fazia o que tinha de fazer, o que julgava certo, sem dar importância a opinião dos demais, mas, mesmo com toda essa posição, existiu alguém na série a quem ele queria proteger e cuidar, a ponto de quase dar sua essência vital... A bela Natsumi Hikari... Ver Tsukasa correr como nunca para salvar a vida de sua amada (embora ele não demonstre isso a ninguém) foi algo que renovou minhas esperanças nesse tipo de personagem!
3) A aparição e excelente participação de Kotaro Minami na saga como Kamen Rider Black e Kamen Rider Black RX, foram algo simplesmente fantástico e emocionante, tanto pela trama inserida, pela conduta diversificada de ambos, pela excelente representação dos dois personagens honrando ao máximo o que eles representaram sendo coroado ao final com sua união épica e única para combater ao lado de Decade contra um dos inimigos mais perigosos (e mala diga-se de passagem) de toda a série Kamen Rider Decade!
4) Os riders do universo de Decade em muito superaram os riders originais em suas histórias e tramas, com exceção de Agito e Ryuki que na minha opinião continuaram tão ruins quanto os originais. Destaque extra para Kabuto e Blade que na minha opinião estiveram anos luz de suas versões originais exibidas em suas sagas então, os riders de Decade me agradaram e muito!

Pontos negativos da série:
1) O final da mesma deixa a desejar e muito, vários pontos ficam soltos, várias explicações não foram dadas ou cogitadas, várias situações sem qualquer explicação ou conexão que tornam o final dela, no meu ponto de vista, decepcionante!
2) Os golpes, os poderes, as armas, os especiais, as transformações dos riders em itens e armas, foi algo sinceramente desnecessário, sem graça, sem utilidade e totalmente sem qualquer emoção na minha singela opinião. Muito efeitos especiais bons, mas nenhuma verdadeira emoção nos golpes tanto que Revolcane de RX ou Rider Kick de Black são muito mais emocionantes e interessantes que os poderes exibidos por Decade durante a saga, posso dizer que foram as piores invenções nos riders desde então!
3) Kamen Rider Kuuga, Onodera Yussuke, com exceção do episódio 2 onde ele tem uma grande e marcante conversa com a policial que ele amava em seu leito de morte, foi um total desperdício, uma total falta de consideração com o personagem original tendo servido para pouco mais que aparições simples e sem sentido. Criaram uma nova forma para ele ainda que só serviu para minutos de uso e nada mais, no meu modo de ver, uma das piores utilizações em Kamen Rider Decade, como o próprio Onodera!

Como ponto positivo final e maravilhoso diga-se de passagem, a melhor coisa que teve em Decade, tanto em trama quanto em visual foi sem dúvida a maravilhosa Natsumi Hikari. Seja por suas vestes, seja por sua beldade, seja por sua atuação, seja por sua personagem, seja pelos acontecimentos da saga e sua importância nela, ou ainda por ter despertado algo de bom no coração solitário de Tsukasa, Natsumi foi capaz de manter um dos mais singelos e mais emocionantes diálogos de toda a saga que me dou o luxo de repetir aqui:
Natsumi: " - Bem vindo! eu também estava esperando que você retornasse Tsukasa-kun! Não importa em que mundo estejamos, este é o lugar para onde você sempre retorna. É por isso que eu digo "bem vindo". Esse foi o momento em que Tsukasa pela primeira vez parou para refletir sobre seu gosto pessoal pela moça e a primeira vez que ela "baixou a guarda" em relação a ele também, dando um clima totalmente especial a saga!

Gostou da resenha? Achou interessante? Então compartilhe para que mais pessoas que curtem a saga possam ler ou para que novos fãs pelo rider de passagem possam surgir!

7 comentários:

  1. Meu amigo Lanthys o que dizer?? sua resenha foi fantástica, como sempre te disse, eu particularmente sempre olhei o Tsukasa como uma pessoa com seus problemas internos, sobre sua origem, sobre qual é o seu proposito e isso o deixa confuso e arrogante, mais não por ele ser mal, ele nunca foi, ele se questiona porque o mundo é assim? porque todos conseguem tudo tão facilmente e são felizes e ele sequer teve essa oportunidade? acho que essa é a revolta que o rodeia, e foi simplesmente isso, Tsukasa foi fazer o seu proposito, não por achar que era certo ou errado,e sim porque não tinha outra escolha, e com o tempo passando com a Natsumi ele simplesmente achou seu "porto seguro" e isso é um exemplo pra nossa vida, "por mais que estejamos confusos, que tudo parece errado ou sem sentido, todos nós temos o nosso porto seguro, basta achar" , eu achei a serie muito humana, e a heroína maior que "descobriu a verdadeira essência do Tsukasa" é a Natsumi sem duvidas, o final de fato é fraco, decepcionante, mais pelas pontas que ficaram e não pelo Decade em si, então é uma serie que vale a pena sim, que te faz refletir que te agrega algo, e tudo que acrescenta de positivo em nossa vida é valido, é isso que gostaria de falar, sucesso Lanthys um abraço meu amigo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulinho Decade comentando no Nipo Heroes Blog, agora sim o ano começou de verdade, kkkkk. Muito obrigado pelos comentários meu amigo e principalmente, muito obrigado por ter me feito ver Decade com outros olhos e aproveitar a série! E mais uma salva de vivas pra Natsumi! :D

      Excluir
  2. Gde, Lanthys.

    Sua resenha está perfeita e talvez só você para me animar um pouco a ver Decade. Mas, confesso que não dá. A série me parece muito ruim. Horrorosa. O pouco que vi só me desagradou. Ver Issamu foi ótimo. Esse episódio eu vi. Aí, você vai dizer: Artur... Você não gostou porque não tem Shadow Moon... Não. Só isso... Para mim não adianta. Gostem ou não...RX é sequencia de Black e ponto final. Foi uma séria boa, mas como sequencia teve N erros. É só as pessoas admitirem isso. Logo, isso foi mal conduzido no Decade também. Achei o máximo um do lado do outro. Só acho meio ridículo desconectarem os mundos. Enfim, sei lá. Mano...queria me animar com as séries novas... Mas, é dificil. Confesso que gosto muito de Kuuga e Blade. Gosto de ver Agito também, mas a viagem de Deus ser vilão...matou também.

    Enfim, mas o seu modo de comentar é tão incrível que dá uma certa pontinha de vontade de atestar o que Decade é de fato.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huhhueuheuheuuhauh, a culpa de eu ter curtido Decade é do Paulinho, kkkk. Mas cara, eu também, vi pedaços de Decade e achei horroroso, porque só via os defeitos, um dia o Paulinho me disse, imagina um cara, sem lar, sem carisma nenhum, sendo acusado de ser um destruidor de mundos sem nem saber porque ou como, viaja por vários mundos, se arrisca e sequer sabe o que vai acontecer com ele, se os está salvando ou os está condenando... Essa complexidade que me fez assistir a série, pois os efeitos, os poderes, a função de desmontar os riders pra fazer armas, isso eu também não curti... Tem outra coisa legal em Decade é que os riders dessa realidade são em grande parte bem melhores que os originais, por exemplo Kabuto, Blade e Faizu são muito melhores... É um esforço que eu diria, valeria a pena tu fazer... E por falar em ShadowMoon... Quem disse que ele não está na saga? :) Grande abraço e mais uma vez obrigado pelas palavras e pelo incentivo, tu é o cara! :D

      Excluir
    2. Fala Lanthis!Olha só fui pesquisar sobre Kamen Rider e me deparei com esse texto,nem sabia que estava atualizando o blog. Resolvi dar um piraco sobre Decade: é dificil analisar Decade,ele é muito abstrato e bem fantasioso,vemos Wataru como oraculo com poderes de atravessar dimensões,projetar imagens e até parar o tempo como no mundo da Natsumi(infelizmente isso nem foi explorado depois)
      Pra complementar o artigo Decade possui 3 movies canonicos O Navio de Tanegashima(entre episodios16-17) All Riders vs Dai Shocker(27-28)que explica a origem de Tsukasa e W & Decade(14-15 de W) o verdadeiro final e uma nova Kamen Rider.
      Um outro ponto confuso é que todos osmundos Riders são alternativos (incluindo Black,RX e Amazons).Os originais aparecem durante a série também. Quanto as tramas dos mundos algumas curti e outras não(Ryuki virou um duelo de advogados) e alguns Riders achei legais e outros não,as formas Riders achei bem simbolico,um gesto re amizade de Decade e os Riders. Concordo com relação a Natsumi porem discordo com relação aos Riders alternativos serem melhores. Esse é um Rider polêmico graças aos roteiristas como Shouji Yonemura que adoram simbolismo e subjetividade mas as referencias foram todas ótimas. É isso aí,um abraço

      Excluir

  3. Jirayrider_Decade deixou um novo comentário na postagem "Resenha Kamen Rider Decade - Una tudo, destrua tudo!":

    Eis me aqui , senhor Lanthys Lionheart comentar essa excelente resenha de um dos meus Kamen Riders preferidos, que rendeu uma Fanfic intitulada " Passado versus Presente. O dilema de Nobuhiko e Issamu Minami", onde Decade tem participação fundamental.

    Decade tem uma premissa muito boa , mas que , foi mal conduzida pela Toei.

    No episódios finais, quando tudo era pra ser esclarecido, a confusão se fez a tônica.

    Foi uma das maiores decepções da minha vida

    Juro...

    Eu assisti Zi-O em que a participação de Decade faz mais sentido do que na série original, por incrível que pareça...


    Concordo em todos os seus argumentos, tanto os prós quanto os contras, maravilhosamente escritos por ti.

    Tsukasa Kadoya é um personagem emblemático, muito bem interpretado pelo Masahiro Inoue ,que deu o tom certo para o personagens, mesclando arrogância e atos de heroísmo.

    Um cara sem passado, manipulado que é obrigado a viajar pelos mundos visando destruí-los, mas ele faz o contrário, mesmo sendo odiado pelas mentiras que inventaram sobre ele.

    Parabéns, amigo !

    Adorei a resenha em forma de artigo.




    Natsumi Hikari, a girl friend de Tsukasa deu um toque especial na série.

    Gostei da participação de Daiki Kaito , um dos melhores Riders secundarios , ao lado de Ryuuga Banjou, o Crozz -Z de Build.

    O episódio em que as duas versões de Issamu Minami aparece , são tops e o Tetsuo Kurata, uma vez mais mostrou o seu talento.


    Mesmo com altos e baixos, eu amo a série Decade.

    Quem sabe um dia , façam um reboot digno desse herói.

    Um dia sonho em ler uma resenha do Build , que é um grande Kamen Rider também.


    Continue a produzir essa a resenhas.

    Eu curto bastante.
    Abraços!


    ResponderExcluir

Grund-Tharg - Cap. 25: "- Aproximação pelo Monte Egophia!"

O dia amanhecia, como há muitos dias não acontecia, com o grupo despertando em camas, dentro de moradias, o cheiro de comida nova emanava pe...