sábado, 7 de janeiro de 2017

Resenha - Ultraman Leo - Solitário guerreiro!

2016 deve ter sido o ano em que mais assisti Tokusatsu, muito incentivado por minha filha Yuna que começou maravilhosamente a se atentar a estas maravilhosas séries, me dando oportunidade e me obrigando a criar tempo para assisti-las e assim passar mais tempo com ela... Vi muitos Riders mas nessas últimas semanas me bateu uma vontade de assistir Ultraman e começando por seus clássicos... Como primeira aquisição (embora não estivesse na ordem) resolvi assistir Ultraman Leo, por curiosidade simplesmente, não levando fé na mesma, no entanto, a série me surpreendeu de maneira incrível e fantástica, com uma história e cargas emocionais sem comparação para seus outros irmãos Ultras até então, sem falar na violência para que a época deve ter chocado bastante... Como bem disse a galera do Blog Toku Force, Ultraman Leo o homem sem lar, é uma saga simplesmente incrível devido a vários fatores, mas antes de irmos para a parte subjetiva, vamos a informações e características do personagem e da saga!

Ultraman Leo é a sétima saga Ultraman da Tsuburaya Productions, tendo sido exibida entre o período de 12 de abril de 1974 e 28 de março de 1975, com um total de 51 episódios. Ryu Manatsu foi o ator escolhido para viver Gen Ohtori, a forma humana de Ultraman Leo e Tatsumi Nikamoto foi o suit-actor que brilhantemente deu vida aos combates inesquecíveis do poderoso guerreiro; importante frisar que Leo é um "transmorfo" assim como Ultraseven ou seja, ele não depende de ter um hospedeiro e sim, assume uma forma humana para viver entre nós.

Estatísticas de Ultraman Leo:
Altura: 52 metros
Peso: 48.000 toneladas
Planeta de origem: Nebulosa L-77 (Constelação de Leão)
Forma Humana: Gen Ootori
Item de Transformação: Leo Ring

Capacidades ofensivas de Ultraman Leo:
* Leo Kick: Habilidade exclusiva de Ultraman Leo, saltando para uma incrível altura de pelo menos 1.000 metros no ar e carrega o pé com energia, golpeando o seu adversário com um chute poderoso. Com este golpe ele pode destruir monstros com um único ataque dependendo da resistência do inimigo.
* Leo Chop: Ultraman Leo pode carregar suas mãos com a mesma energia de seu Leo Kick e partir seus inimigos em pedaços.
* Judo/Karate: Leo é altamente qualificado em formas de Judo e Karate originando vários movimentos de artes marciais incríveis durante suas lutas. Além disso, Leo recebeu treinamento adicional de Ultraseven, o transformando em uma verdadeira máquina de combate.
* Leo Nunchucks: Ultraman Leo pode conjurar um par de Nunchucks para batalhar quando o tempo e o espaço lhe permitem tal condição.
* Wrist Beam: Leo pode emitir um feixe poderoso dos dispositivos em seu pulso que pode destruir monstros de uma só vez.
* Color Timer Shot: Leo pode emitir um feixe de laser azul do seu temporizador de cor, mas somente enquanto brilha em azul.
* Revive Ray: Um raio de energia que Leo pode emitir de ambos os olhos e foi usado para trazer os mortos de volta à vida em situações extremas.
* Light Ball: Leo pode emitir uma poderosa bola de energia vermelha de suas mãos espalmadas.
* Dark Shooter: Leo pode emitir uma pequena explosão de energia em forma de seta em suas mãos muito útil contra inimigos voadores.
* Full-Body Radiation: Leo pode emitir uma poderosa onda de calor de seu próprio corpo em forma de feixe, de grande valia quando precisou libertar seu irmão Astra de uma prisão de gelo.
* Ultra Shot: Uma pequena explosão de energia branca que Leo pode emitir de suas mãos cruzadas.
* Ultra Shooting Beam: Um raio extremamente poderoso que Leo pode disparar de seus braços, capaz de destruir planetas inteiros.
* Calming Ray: Leo pode emitir um raio de energia de suas mãos que irá pacificar um monstro.
* Leo Cross Beam: Leo pode emitir duas correntes poderosas de energia laser da esfera em sua testa.
* Fingertip Beam: Leo pode emitir um poderoso feixe de energia amarela de seus dedos quando eles são apontados para a frente juntos.
* Leo Flash: Leo pode usar a energia de seu temporizador de cor através de ambos os punhos e liberá-lo como um flash azul, golpe que pode destruir monstros em um único ataque.
* King's Mantle: Apresentado com a capa de Ultraman King, Ultraman Leo pode conjurar objetos e parar o recebimento de ataques com os itens usados.
* Ultra Doble Flasher: Com a ajuda de Astra, Leo e Astra podem disparar um poderoso feixe vermelho de relâmpagos juntos de suas mãos, energia essa capaz de destruir vários monstros de uma só vez.

Primeiro tema de abertura "Ultraman Leo" (episódios 1-13)
Letra: Yu Aku
Composição e Arranjo: Makoto Kawaguchi
Artista: Ryu Manatsu , Lake Boys and Girls Choir


Segundo tema de abertura "Tatakae! Ultraman Leo!" (episódios 14-51)
Letras de músicas: Yu Aku
Composição e Arranjo: Kawaguchi Makoto
Artista: Hideyuki, Lake Boys and Girls Choir


Ultraman Leo vem da Nebulosa L77 (constelação de Leão) e assim que chega a Terra assume uma forma humana o batizando de Gen Ootori, vivendo entre nós por bom tempo trabalhando como treinador em um ginásio esportivo onde treinava e incentivava crianças a atingir seu máximo potencial. Porém em determinado dia, ele descobre que Ultraseven estava enfrentando sozinho dois monstros em defesa da Terra e imediatamente parte para ajudá-lo contra Magma Seijin e seus dois "animais de estimação", Red e Black Gillas. Leo domina Magma mas Red e Black desferem um golpe crucial e Seven tem sua perna gravemente ferida e seu Ultra Eye destruído, ficando preso a forma humana de Dan Moroboshi. Ultraman Leo então expulsa os inimigos e corre até Dan onde descobre que ele agora era Capitão do MAC (Monster Attack Crew) e convida Gen para se unir a eles, pois Leo seria necessário para proteger a Terra uma vez que Seven não poderia mais surgir! Aceitando a oferta, Gen e Dan passam a treinar regularmente juntos, permitindo a Ultraman Leo aprender muitos movimentos em forma humana o que refletiria de forma incrível em sua forma gigantesca.

No entanto, quem pensa que a série é apenas repetição do mesmo de sempre se engana, pois temos uma MAC destruída por completo, corpos dilacerados, Ultraman Leo desmembrado, participações dos irmãos Ultras e do próprio Ultraman King, além de seu irmão mais novo dado como morto, Astra. Astra é o irmão mais novo de Ultraman Leo, tendo vindo a terra depois de saber que Leo tinha sobrevivido à destruição de seu planeta natal L-77 e apareceu várias vezes na série, auxiliando-o sempre quando as probabilidades eram demasiadas grandes contra Leo onde podemos citar a vitória contra os monstros Garon e Littré. Mas Leo também teve seus resgates ao irmão, como quando o Alien Babalou congelou Astra em um tipo especial de gelo no espaço e tomou sua identidade para com ela roubar a Ultra Key; Leo sempre acreditando na inocência do irmão, lutou contra os irmãos Ultras e contra o próprio Dan Moroboshi, resgatando o verdadeiro Astra de sua prisão, recriando a Ultra Key, devolvendo-a à irmandade Ultraman e ainda dando um fim em Babalou recebendo como dádiva do monarca dos Ultraman, o convite e integração dos dois irmãos Leo como primeiros Irmãos Ultra que nasceram fora da nebulosa M78.

Durante um dos momentos mais tocantes da série, Dan pede a Leo que continue defendendo a Terra em uma mensagem derradeira e desaparece em meio às explosões assim como muitos personagens importantes tem fins tristes e uma relação muito bacana se desenrola entre o menino Tooru e Gen, visto que o menino perdeu a todos e Ootori funcionou como uma espécie de irmão mais velho ou até mesmo figura paterna ao pequeno. Leo muito mais que um justiceiro, era alguém de grande coração, não tomava atitudes baseado no certo e errado mas sim no mais humano e mais dedicado a vida, por várias vezes entrou em atritos gigantescos contra o Capitão Moroboshi devido a ordens que ele não cumpriria, como atacar um alien apenas por ser um alien, enfrentar um monstro quando pessoas precisavam de sua ajuda, destruir um inimigo se havia uma segunda opção e ainda, o mais incrível de tudo que achei, em nenhum momento cogitou deixar de proteger seu irmão para acreditar na irmandade Ultra, este foi um dos momentos de maior fúria deste incrível guerreiro onde o próprio Moroboshi apanhou por querer que Leo deixasse de proteger Astra e ficasse do lado dos irmãos de M-78. Diga-se de passagem, em fúria, Leo bateu em quatro Ultramans e ainda espancou Dan Moroboshi como Gen Ootori, recuperando a Ultra Key, enviando ela de volta ao Planeta dos Ultras, provando a inocência de seu irmão mais novo e em uma sequência fenomenal sob o tema fantástica da primeira abertura, ao melhor estilo Titan Boy de Flashman, ele desferiu uma verdadeira pancadaria no alien Babalou por ter ameaçado seu irmão mais novo!

Ultraman Leo ainda teve participações pra lá de especiais como podemos citar, a ator Tsunehiro Arai (Tooru) que viveu Sankichi em Fuun LionMaru conhecido por nós como Lionman laranja e ainda podemos citar como Susumu Kurobe, Hiroko Sakurai que viveram Hayata e Akiko em Ultraman, Tetsuya Ushio que foi o próprio LionMaru e para os fãs de Ultraseven, ainda temos a atriz Yuriko Himishi interpretando Anne Yuri em um único episódio. Ainda podemos citar outros como Tomonori Yoshida, nosso eterno Cybercop Júpiter com apenas 8 anos de idade, Yukio Ito que se tornaria depois MidoRanger de Goranger e Battle Cossack de Battle Fever J e também, Tetsuo Narikawa que viveu Spectreman infiltrado como Alien dentro da MAC!

Digo em minha humilde opinião que de todos os Ultras que assisti dentre os clássicos (1966 à 1993), Ultraman Leo foi o mais humano de todos, um ser de puro coração mas que quando a maldade ameaçava aqueles a quem ele presava, era possível sentir sua fúria e determinação.... Alguém que sofreu e muito devido a não ter um lar, a não ter uma família, ao ser incompreendido e até rechaçado diversas vezes por Moroboshi e a MAC e ainda assim mantinha sempre um sorriso ao rosto pronto a abraçar e dar calento a quem precisasse dele... Lutou bravamente por nosso planeta, à seu modo, sem seguir métodos ou regras da irmandade e ainda assim recebeu o reconhecimento do topo da Tropa Ultra, Ultraman King... Em em seus últimos episódios, sabendo que iria se afastar do pequeno Tooru, em atitudes incríveis e marcantes, o preparou para trilhar seu próprio caminho e ser tão forte quando Ultraman Leo foi. Encerro essa matéria dizendo que este personagem é daqueles que te deixa saudades quanto a série termina, como um bom livro fiquei me perguntando " - E agora... Terminou mesmo? Não tem mais nem um episódio especial não?" Com um baixo orçamento a Tsuburaya conseguiu criar um de seus melhores personagens e ele sequer veio de M-78, o novato que conquistou o respeito de todos e principalmente o meu!

Gostou da matéria? Compartilhe, poderemos encontrar mais fãs de Ultraman Leo levando esta matéria audaciosamente onde nenhum outro Ultra já foi! :)

2 comentários:

  1. Lanthys, confesso que só vi Haiata e Gô (Ultraman e Ultraman Jack). Mas, com base em seu relato... Léo me parece fantástico e humano. Como te disse já, eu amo esses momentos. Por isso, tenho certeza que você vai amar Spectreman. Spectreman enfrenta alguns dilemas. Muitos dirão para você não ver pois é tosco. Mas, a essência é bela.

    Vou tentar assistir Leo sim.

    Amo esses seus textos. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita, que maravilha de comentário meu amigo, pôxa, fico feliz que tenha curtido as palavras sobre Ultraman Leo. Faço um acordo contigo, tenta assistir Leo que vou tentar assistir Spectreman, e do jeito que falas das tramas e episódios, acredito que vou gostar com toda a certeza! Te agradeço uma vez mais o apoio e incentivo sempre e por estes comentários que só me impulsionam a cada vez continuar me esforçando mais em divulgar nossos amados seriados! Grande abraço e obrigado uma vez mais!

      Excluir

Grund-Tharg - Cap. 25: "- Aproximação pelo Monte Egophia!"

O dia amanhecia, como há muitos dias não acontecia, com o grupo despertando em camas, dentro de moradias, o cheiro de comida nova emanava pe...