segunda-feira, 8 de junho de 2020

Final Fantasy VIII - O amor não vivido de Laguna e Julia!


Final Fantasy VIII é um jogo eletrônico de RPG desenvolvido e publicado pela SquareSoft em 1999, sendo o oitavo título principal da série Final Fantasy. O jogo foi o segundo da franquia a utilizar gráficos tridimensionais e o primeiro a consistentemente empregar personagens de proporções realistas, também introduzindo um novo sistema de mágica que removia a tradicional conjuração com pontos de magia. A história se passa em um mundo que mistura elementos de fantasia e ficção científica, seguindo um grupo de jovens mercenários liderados por Squall Leonhart e que trabalham para uma organização chamada SeeD. Eles inicialmente viajam por países diferentes perseguindo a feiticeira Edea, porém logo devem impedir que o futuro seja comprimido no tempo pela feiticeira Ultimecia.

O desenvolvimento de Final Fantasy VIII começou em 1997, sendo dirigido por Yoshinori Kitase e produzido por Shinji Hashimoto. A trilha sonora original foi composta pelo veterano da franquia Nobuo Uematsu, sendo a primeira a empregar uma canção com letras: "Eyes on Me", interpretada por Faye Wong. O jogo foi bem recebido pela crítica, que elogiaram sua originalidade e escopo. Ele também foi um grande sucesso comercial, arrecadando cinquenta milhões de dólares em apenas treze semanas e se tornando o Final Fantasy mais rapidamente vendido da história até o lançamento de Final Fantasy XIII em 2009. Mundialmente, Final Fantasy VIII já vendeu mais de 8,15 milhões de cópias.

Agora, permitam-me contar, quase nada de linhas, umas das histórias de amor, mais curtas e mais encantadoras que já presenciei em alguma mídia interativa...

Laguna Loire - personagem temporariamente jogável em Final Fantasy VIII. Na maior parte do jogo, o jogador experimenta Laguna através de flashbacks jogáveis, explicados ao jogador como os sonhos dos personagens principais. 

Como soldado galbadiano, Laguna participou do esforço para invadir a cidade de Timber, mas seu sonho era se tornar um jornalista viajante e escrever sobre suas experiências. No exército, Laguna era melhor amigo de Kiros Seagill e Ward Zabac e os três formaram um pelotão onde compartilharam os sonhos e ambições um do outro. Durante o tempo que passaram juntos, os três foram frequentemente vítimas da natureza desajeitada de Laguna, que se perdia, esquecia as ordens que tinham e sempre claro, dava um jeito de tentar contornar a situação para parecer que tinha feito melhor do que a ordem original. Laguna era encantando pela pianista do hotel de Deling City, Julia Heartilly, que retribuiu seus sentimentos, mas todas as suas interações terminaram desajeitadamente devido ao nervosismo de Laguna ao se aproximar de sua paixão.

Uma noite, a pedido de Kiros e Ward, Laguna caminhou até Julia enquanto ela tocava, e, embora a perna dele se contraísse em câimbras como sempre acontecia quando ficava nervoso, quase o forçando à recuar, Julia o convidou para ir ao quarto dela para conversar. Os dois compartilharam seus sonhos de vida antes de confessarem que sempre se observaram de longe! Infelizmente sua noite mais perfeita, foi interrompida quando Laguna, Kiros e Ward foram chamados para ir ao continente de Centra para inspecionar um misterioso local de escavação que Esthar havia montado. Nenhum dos dois sabia, mas Laguna nunca mais voltaria... 

Julia Heartilly - Personagem não-jogador em Final Fantasy VIII, famosa pianista na cidade de Galbaida, se tornou também cantora após algum tempo de palco... Havia um soldado de Galbadia, Laguna Loire, que sempre a vinha assistir, e ficava horas a fio à observar, mas apesar de todos perceberem a atração entre eles, Laguna nunca tomava a iniciativa devido sua timidez... Apesar disso, Julia nunca deixou de ter os sentimentos fortes que tinha pelo jovem soldado.

Julia é uma jovem alta e pálida, com cabelos escuros na altura dos ombros, atrás das orelhas. Ela usa um vestido longo de cetim vermelho / cinta de espaguete com uma fenda no lado esquerdo, um bracelete de ouro no pulso esquerdo e sapatos de salto altos pretos com tiras cruzadas.

Julia é gentil, tímida, reservada e benigna. Apesar de querer conhecer Laguna, ela esperou que ele manifestasse interesse antes de se aproximar dele, e mais tarde, quando conversam em seu quarto no hotel da cidade de Deling City, não o interrompe, apesar de Laguna se deixar levar e conversar por horas. Ela tem uma paixão pela música e pelo canto, mas não tem certeza de suas habilidades e está buscando inspiração para lhe dar a coragem de sair de seu papel como pianista de salão. Em uma das cenas com Laguna, ela diz o seguinte:

"- As muitas faces que você me mostrou. Tempos em que você estava machucado, preocupado ... Ou sentiu uma dor profunda dentro de você. Seu sorriso, seu rosto, seus olhos ... Você me mostrou uma coisa ... Acho que posso inventar uma música."

Desta frase, surgiu essa música maravilhosa, tema do game e que ela fez, inteiramente dedicada ao seu grande amor nunca vivido por Laguna Loire, e sua tradução é o que compartilho com vocês agora!

Sempre cantei minhas canções,
Sobre o palco, por mim mesma...
Sempre disse minhas palavras,
Desejando que eles fossem ouvidas...

Eu vi você sorrindo para mim,
Era real ou só minha fantasia?
Você sempre estaria lá no canto
Deste pequeno bar.

Minha útima noite aqui para você
as mesmas velhas canções, só mais uma vez
Minha útima noite aqui com você?
Talvez sim, talvez não.

Eu meio que gostei do seu jeito
Como você colocou seus olhos tímidos em mim
Oh, você já sabia?
Que eu tinha os meus em você...

Querido, então lá está você
Com aquele olhar no rosto
Como se você nunca se machucasse
Como se você nunca estivesse para baixo

Devo ser para você
Aquela que te belisca suavemente mas certo
Se carranca é mostrada então
eu saberei que você não é nenhum sonhador.

Então me deixe ir até você.
Tão perto quanto eu queira,
Perto suficiente para eu
sentir seu coração batendo rápido.

E ficar lá enquanto sussurro...
Como eu amei seus olhos pacíficos em mim
Você já sabia?
Que eu tinha os meus em você...

Querido, então divida comigo
Seu amor se você tiver bastante,
As lágrimas se você estiver contendo-as,
Ou dor se é isso que você sente agora...

Como eu posso fazer você saber?
eu sou mais que o vestido e a voz...
Só me alcance então
Você saberá que não está sonhando

Querido, então lá está você
Com aquele olhar no rosto
Como se você nunca se machucasse
Como se você nunca estivesse para baixo

Devo ser para você
Aquela que te belisca suavemente mas certo
Se carranca é mostrada então
eu saberei que você não é nenhum sonhador.

A música é uma composição do inigualável Nobuo Uematsu e cantada maravilhosamente pela cantora Faye Wong, confiram o vídeo de sua apresentação.

E aqui podemos ouvir a versão original do game inclusive com imagens do jogo, visto que, essa música, na trama, foi criado por Julia Heartilly para Laguna Loire, porém, o tempo passa e sua filha, Rinoa Heartilly, agora em um romance com Squall Leonhart, tem seus momentos embalados por esta trilha sonora igualmente, se tornando uma das trilhas principal da história, por embalar a paixão de dois casais tidos como protagonistas do enredo da trama!

Final Fantasy VIII, para aqueles que como eu, iniciaram sua jornada nesta aventura, ou ainda, que tiveram uma empatia mais forte pelo enredo do game assim como eu tive, tem estes acontecimentos como uma das grandes obras primas dos games, além de um exemplo de narrativa e acontecimentos associados, inclusive em tempos diferentes... Uma batalha emocionante, pela liberdade do planeta, cheio de combates incríveis, efeitos maravilhosos de magias e golpes, personagens cativantes e inesquecíveis e situações pessoais e de relacionamentos únicos! Em resumo, para quem ama as aventuras de Final Fantasy VIII, este game é eterno, não importa o tempo que passar! Um grande abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grund-Tharg - Cap. 25: "- Aproximação pelo Monte Egophia!"

O dia amanhecia, como há muitos dias não acontecia, com o grupo despertando em camas, dentro de moradias, o cheiro de comida nova emanava pe...