sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Final Fantasy VIII - Injustiçado e desvalorizado?


Em 1999, eu finalmente tinha conseguido adquirir meu Playstation 1, e claro, não adquiri ele somente pelo console, mas porque eu via por todos os lados uma divulgação em massa de algo que eu nem entendia como conseguiam jogar... Final Fantasy VIII.

Vi noticias, video, reviews e cada vez mais eu curtia procurar aquilo e era um sonho poder jogar algo assim. Finalmente esse dia chegou e lá estava eu, montando meu Play 1 e me preparando para jogar algo totalmente novo, e quando o disco começou a rodar, caramba, a emoção era indiscritível, afinal, nunca em minha vida tinha jogado algo com tantas opções, tudo era um leque de opções, com multiplas capacidades de evoluções, além de incríveis e poderosas criaturas mágicas sem igual! Isso, era o início de uma nova era para minha vida, sem sombra de dúvidas!

Squall, um guerreiro nato, silencioso, rancoroso, de poucas, muito poucas palavras, entrou no alvo de Rinoa, uma moça totalmente o oposto dele, e que tinha o "grande poder" de não temer ou se preocupar com as "caras feias" de Squall. Isso permitiu que mesmo contra sua vontade, inicialmente, ela se aproximasse, ganhasse e domasse seu coração guerreiro e indomável, o transformando, de um soldado frio e sem expectativas, em um dos maiores heróis dos games que já vi, pois ele desenvolveu, o que acho mais bacana nos melhores heróis que já conheci, o sentimento de lutar, não simplesmente pela vitória, mas para proteger alguém que ama!

Outros personagens se juntam a trama, como a instrutora Quistis, a divertida Selphie, o atirador de elite Irvine bem como o poderoso combatente Zell, detentor de uns dos golpes mais bonitos do game, cada um com seu motivo, mas todos igualmente heróicos e dedicados. Somado a isso temos personagens marcantes como Laguna Loire (com sua história pra lá de especial e emocionante) e seus companheiros Ward e Kiros, ambos soldados cumprindo missões pelo mundo a fora tudo isso regado a cenários fantásticos e um planeta inteiro para ser explorado, permitindo a alguém que curte um game demorado e cheio de opções, diversão garantida para meses e meses de jogo! :)

Esses heróis como gosto de chamá-los, viveram incríveis aventuras juntos, invocaram e venceram, criaturas poderosas e fantásticas, sofreram, vibraram com suas vitórias, protegeram uns aos outros, se sacrificaram muitas vezes por pessoas desconhecidas e ainda, recaiu sobre seus ombros a missão de salvar todas a eras da tentativa de controle do tempo da feiticeira Ultimecia... E ao concluirem suas missões, tudo pelo que lutaram (e as pessoas que amaram) corriam o risco de se perder através das eras... Uma aventura emocionante, sem igual, que até hoje me emociona e me faz enaltecer esse game como um dos melhores do estilo. Mas o que tem a ver, tudo que escrevi até agora com o título do post? Simples!


Não critico nenhum game, nenhum gosto, acho que existe espaço para tudo e para todos, porém, me chateia e me decepciona ver que tanto se foi feito para outros titulos e tão pouco para Final Fantasy VIII. Final Fantasy VII por exemplo, lembrando assim por cima, tem o game original, Crisis Core, Dirge of Cerberus, além do movie Advent Children e ainda "Tales of Fantasy" ou seja, versão anime... Quanto a Final Fantasy VIII, nem mesmo um clip novo para os fãs dessa saga... Assim sendo, tendo sido esse game um marco na mudança e evolução da Square, eu como fã desse game, considero sem dúvida que essa saga foi injustiçada e desvalorizada, pois assim como existem milhares e milhares de fãs de Sephiroth e Cloud, existem diversos fãs de Squall e os demais e seria muito, muito legal podermos curtir esses personagens em uma nova aventura.


Fica aqui meu apelo e minha dica aos que curtem uma trama cheia de romance, diversão e muita ação e heroísmo, ligue seu Play 1 novamente, coloque o disco e viva as aventuras de Squall e Rinoa, tenho certeza, não se arrependerão!

Video feito por mim em homenagem a saga! 0/



8 comentários:

  1. Cara... é de mais esse jogo.. A cena dela tentando faze-lo dançar.. hehe foi engraçado mas admito que foi até uma forma leve de emoção.. um gostinho de.. romantismo, contos de fadas e fantasia.. Mas com muuuuita luta depois KKKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Squall era um coração de pedra sem tamanho, tipo, a cena em que Quistis vem contar pra Squall que ela tinha sido punida por ter ajudado Squall na missão de Dollet, ele larga uma "patada" dizendo que "se ela quisesse chorar seus problemas que fosse procurar quem quisesse escutar as bobagens dela que ele não tinha tempo pra isso", ou seja, um verdadeiro cavalo, hhuuhahuahua! Mas, graças a Rinoa e os demais, ele se torna um cara muito mais sociável, capaz inclusive de sorrir e de vencer a timidez e dar "o beijo" nela ao final do game! Essa reviravolta, tal qual acontece com Kouga e Kaoru em Garo, são o que me fazem curtir tanto esse game, além claro dos Limit Breaks "My Final Heaven" de Zell e "LionHeart" de Squall! Ah sim, não podia deixar de mencionar as inesquecíveis "Guardian Forces"! UFA!

      Sempre tem coisa boa pra falar de Final Fantasy VIII, hhuahuahuahu, valeu o comentário cara!!! 0/

      Excluir
  2. Lanthys,
    Seja benvindo a mais essa forma de expressão da internet!!
    cara, na boa, acho que isso que vc mencionou sobre a desvalorização de FFVIII vem da própria saquare que precisava vender os demais jogos e meio que relegou essa saga a apenas esse game.
    Não joguei nenhum dos títulos de FF por achar jogos demasiadamente longos, mas admiro quem gosta, e na minha mente inclusive, acho que esse é o que mais ficou na mente...mais do que os outros...sério mesmo!! devido a popularização do Playstation creio eu!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ae Mega, como tá cara?? Bom te ver por aqui meu velho! 0/ Cara, isso é um fato, pode ser por ae também, talvez, a própria Square tenha deixado um pouco de lado, pois imagina se eles mesmos investissem e fizessem, digamos, um movie, ao estilo Advent Children, com o FFVIII? Isso com certeza reavivaria a mente dos fãs, e, daria margem para uma nova linha de produtos relacionados a isso, acho que poderia dar certo, mas como tu falou, não acontece devido ao próprio desinteresse da Square com o título... Infelizmente, pra quem curte como eu essa saga, resta a desolação de nunca mais poder ver Squall e Rinoa em ação, a não ser em Dissidia e Dead Fantasy... =(

      Bem vindo ae cara, valeu a participação Silver!! 0/

      Excluir
    2. Gostei muito do post cara, também sou fã desse jogo. Saca só o que encontrei fuçando por aí. É esperar pra ver.

      http://www.gamevicio.com/i/noticias/61/61537-final-fantasy-viii-e-vii-no-topo-da-lista-dos-jogos-mais-desejados-para-serem-remasterizados-para-o-ps3/index.html

      Excluir
  3. Por acaso vi o seu blog, bom post, quem nunca se emocionou jogando um FF? histórias que forçam sua mente e coração e pensarem juntos.

    ResponderExcluir
  4. Jogo muito bom, eu tenho uma revista que fala somente sobre o jogo e passa todos os parametros de cada personagem e toda a historia guardada até hoje... sempre que posso dou uma jogada!!! o/

    ResponderExcluir
  5. Pois é vc disse tudo brother, pra mim foi o melhor jogo de todos ate hj, foi muito significativo na minha vida, me eomocionei, ate hoje escuto as musicas pq baixei na net um arquivo com todas musicas do jogo, pq de ouvir me bate aquela nostalgia e lembro como foi boa aquela época de 99/00 , realmente deveriam dar mais atenção ao ff8, pra mim o melhor jogo de todos, diferenciado, emocionante, como eu gostaria de uma continuação ou algo do tipo!! abç

    ResponderExcluir

Grund-Tharg - Cap. 25: "- Aproximação pelo Monte Egophia!"

O dia amanhecia, como há muitos dias não acontecia, com o grupo despertando em camas, dentro de moradias, o cheiro de comida nova emanava pe...