domingo, 19 de julho de 2015

Nipo Rangers - Episódio 17 - "- Evolução!"


Alguns dias haviam se passado desde o último confronto da equipe com os enviados o Império Guntraz onde Lanthalder foi catapultado através das realidades acabando por conhecer a linhagem de guerreiros conhecidos como BlueRed! Através dessa batalha, o grupo gaudério havia feito novos e poderosos aliados e uma determinação e vibração mais positiva se fazia presente entre eles nos dias de hoje...

Era fato também, que os guerreiros nunca haviam visto a face do cruel Imperador, apenas sabiam de sua história descoberta até então... De posse dessas informações, o grupo formulava, em suas mentes, como o impiedoso invasor seria fisicamente... Lanthys, Marinny e Redturbo patrulhavam a cidade sem descanso, buscavam indícios das atividades de Guntraz fora da cidade, mas nada era detectado e isso de certa forma, já preocupava Lanthys... Ele tentou conversar com Argos à respeito, mas o cão máquina estava envolvido com algo que parecia ser muito importante, mais importante do que localizar Guntraz e suas ações, fazendo com que o homem-máquina tentasse por si mesmo, com ajuda dos dois amigos, buscar as atividades do inimigo... Entretanto, naquele dia em especial, Argos havia pedido que os três o aguardassem no hall principal da Base CTG Cap´s pois precisava conversar com ambos, o que despertou e muito a curiosidade dos três...

Sentados aguardando pelo cão máquina, os três trocavam idéias sobre o que poderia estar acontecendo, porque Guntraz estava tão inativo e porque Argos parecia tão ocupado com alguma coisa...

Marinny: “ – O fato de ele ter parado suas atividades aqui, não quer necessariamente definir que ele não está agindo, talvez nós não estejamos procurando da forma correta...”
Lanthys: “ – É provável Marinny... Argos me disse que iria aumentar o sistema de rastreio da base, o que nos permitiria encontrar vestígios das ações de Guntraz não apenas aqui no Brasil... Talvez até seja sobre isso que ele quer nos falar por isso pediu que esperássemos aqui.”
Leandro: “ – Esperar, esperar, esperar... Grrrrrrrrrrr!! Será que esse comedor de osso pensa que não tenho nada mais importante pra fazer por acaso?” Marinny sorri e se atreve:
Marinny: “ – Diga Leandro, o que tem de mais importante para fazer além de estar aqui esperando o Argos?”
Leandro: “ – Ora, eu podia estar... Eu podia ter ido... Eu podia... Tá, eu podia... Droga eu podia tá fazendo qualquer coisa, menos ficar aqui esperando oras!” 

Todos, inclusive Leandro que havia ficado sem respostas, caíram na gargalhada, afinal, não era necessário um motivo para o bom guerreiro cavalo reclamar das coisas! Nesse momento, a porta de acesso ao Hall se abre e Argos surge para conversar com todos: “ – Peço desculpas pela demora e por fazer vocês esperaram por mim tanto tempo, pois além de me esperar precisam ficar ouvindo as resmungações do vermelhinho ae!”

Leandro faz expressão de espanto por Argos saber que ele estava reclamando e indaga: “ – De onde tu tirou que eu tava resmungando totó?”
Argos: “ – A Base é uma extensão de meu corpo, posso me conectar a ela e saber tudo que se passa aqui dentro, mas nem disso eu preciso, pois podemos ouvir seus gritos à quilômetros!”

Todos caem novamente na risada, mas dessa vez, Leandro fica com cara feia pra todo mundo por alguns segundos, e logo depois, sem conseguir mais se conter, cai na gargalhada também! Passado o momento de risadas, Argos então revela seus trabalhos das últimas semanas: “ – A questão é a seguinte pessoal! Guntraz tem aprendido com seus erros e tem nos enviado guerreiros cada vez mais poderosos e cada um deles se aproxima mais de conseguir nos derrotar. Precisamos agir da mesma forma!”

Impaciente e sem analisar todos os ângulos antes de se precipitar, o bom e velho cavalo solta mais uma pérola: “ – Então vamos enviar guerreiros mais poderosos que ele agora é? Não me faltava mais nada...”

Todos ficam olhando para Leandro que então percebe que Argos não quis dizer exatamente o que ele havia entendido e voltando a ficar em silêncio pede que o amigo continue: “ – Tá, fala primeiro, depois eu me pronuncio!”

Argos então retoma a palavra e prossegue: “ – Eu analisei todas as nossas lutas até agora e observei fraquezas e melhorias que precisamos compensar e inserir, por isso andei meio recluso nos últimos dias, pois estava trabalhando nisso até agora. Vamos fazer uma análise básica sua por exemplo Lanthys, você tem um combate corpo a corpo poderoso, ninguém se equipara a você, dentre nós, nesse quesito então...”

O nobre combatente vermelho novamente salta em meio a todos indignado com a frase do cão máquina e pronuncia, convencido de que está certo em sua afirmação, indicando sorrindo pra si mesmo: “– Como não, e eu aqui?”

Todos ficam em silêncio observando o amigo... Argos ligeiramente mostra seus dentes e um leve rosnado sai de sua boca e Leandro, finalmente compreende que Argos tem muito à falar e precisava da cooperação dele. Devagarzinho ele vai recuando e se senta novamente, esperando em definitivo sua vez de falar. Argos muito contrariado, retoma sua narrativa: “ - Então, como eu dizia, devido a sua constituição androide, um combate corpo à corpo com você é praticamente uma derrota certa pra quem se dispor a isso, mas e se...”

Todos ficam observando Argos e então ele conclui: “ – E se o inimigo estiver longe de você o suficiente para que um ataque corporal não seja possível, que é sua especialidade? Agravando um pouco mais essa mesma situação, e se além da distância, esse inimigo estiver pronto a atacar alguém? Você não tem tempo suficiente para chegar até ele e usar seu poderio de combate, o que fazer para impedir que a vítima seja atacada?”

O guerreiro máquina pensa em diversas opções, todas elas “artesanais” de certa forma, arremessar algo no oponente seria a mais lógica, impedindo à distância que o oponente atacasse a vítima... “ – Eu poderia arremessar algo nele, mas devido a trajetória, força aplicada e demais elementos como inércia, vento eu poderia vir a atingir a vitima ao invés do agressor... Também cogitei que outro pudesse impedir ele, mas e se todos estivessem ocupados e somente eu estivesse vendo a cena a tempo se tornaria complicado... Entendi sua colocação Argos, eu não possuo nenhuma maneira eficaz e adequada para atingir um oponente a distancia!”
Argos: “ – Exato! E isso pode ser fator decisivo em alguma batalha, ou em várias! Todos nós, segundo minhas análises, possuímos capacidades que nos tornam únicos no momento do combate, até mesmo RedTurbo!”

Todos dão risada enquanto Leandro faz aquela expressão de “o que será que ele quis dizer com isso” e sem dar chances ao amigo cavalo iniciar sua “mortal bateção de boca” Argos, continua: “ – Assim, precisamos melhorar o que temos, completar o que não temos e nos tornarmos mais aptos a essa guerra que nos aguarda, em outras palavras, como bem disse Centaurus, e eu consegui compreender uma parte das idéias passadas por ele, a palavra chave para a vitória nessa guerra é “Evolução”!”

Os presentes então se lembram das palavras do ser denominado Centaurus e compreendem que Argos vinha tentando entender o significado delas e como usá-las nessa batalha contra Guntraz, restava agora descobrir de concreto, o que aconteceria com cada um deles para integrarem a tal “Evolução”. Argos se levanta olha para eles e explica: “ – Uma parte da evolução que falo, comentei com Lanthys outro dia e já coloquei em prática. Apesar de parecer alheio a situação como um cientista maluco, eu estou à par do fato de que Guntraz anda por assim dizer, “sumido”! Assim como Marinny, acredito que não seja o caso, apenas estamos rastreando de forma errada ou o pior, em local errado!”

Lanthys, Leandro e Marinny ficam observando Argos, esperando o que viria a seguir: “ – Assim sendo, modifiquei e amplifiquei os sistemas da CTG Cap´s, pela busca dos sinais da energia emanada pela tecnologia de Guntraz e coloquei todos os operativos de busca da base em processamento, precisamos agora aguardar os ajustes padrão do sistema e o início do retorno de dados!”

Lanthys fica curioso e pergunta: “ – Como funcionará esse novo processo Argos?”
Argos: “ – Nossa base agora, envia um sinal inicial para qualquer computador do mundo; esse computador, através desse sinal inicial, começa a disseminar nossa busca pelo mundo todo e os resultados, ficam acessíveis e criptografados em qualquer ponto de acesso, podendo serem retornados pela base à qualquer momento, ou assim que os satélites enviarem as informações de rastreio necessárias!”

Leandro então faz expressão de surpresa e grita: “ – Satélites?? Nossa base agora se comunica com os satélites em órbita da Terra??”

Argos faz uma expressão de satisfeito confirmando a pergunta de Leandro e Marinny então é quem pergunta agora: “ – Mas isso não poderá comprometer a localização da Base Argos?”

Argos fixa a moça com o olhar e explica: “- De maneira alguma, pois com os envios múltiplos de pedidos das informações, com as respostas retornando criptografas e ainda ficando disponível em qualquer ponto do planeta, todas codificadas e com senha de proteção, é praticamente impossível localizar, talvez até o país de origem do sinal, quanto mais precisar onde a base se localiza!”

Todos ficam atônitos com as novas capacidades de rastreio da base, isso sem dúvida era uma grande evolução no sistema de pesquisa para os guerreiros! Argos então se põe em movimento, dizendo: “ – Agora me sigam, é nossa vez de evoluir, tenho algo a mostrar a vocês...”

Argos então vai caminhando, Leandro, Marinny e Lanthys o seguem e então, em um determinado ponto do corredor, Argos pára, vira-se para a parede e seus olhos brilham... Os amigos não entendem o que estava acontecendo, mas uma forma brilhosa e retangular surge na parede então, um painel desliza e logo abaixo, um leitor capaz de identificar quem está a frente dele. Uma breve leitura nos olhos de Argos e então uma porta enorme se abre, os conduzindo a uma nova sala, até então, desconhecida por todos, menos por Argos. Lanthys, ainda surpreso, é quem comenta: “ – Eu nunca tinha visto este lugar antes Argos!”

Argos vira-se para o amigo, enquanto a porta atrás deles se fecha, os deixando dentro da sala, com uma ampla visão para a parte da frente, que parecia mais uma arena tecnológica, explicando: “ – Está é a Combat Room! Enquanto pesquisava sobre Evolução, a localização desta sala foi liberada em meu cérebro e pude ter acesso à ela. Se trata de um simulador de combate, perfeito para que possamos testar nossa evolução e a aplicar nos nossos combates futuros!”

Leandro então começou a pular e comemorar: “ – Yeah!! Sempre quis saber como era a sala de perigo dos X-Men!”

Todos dão risada enquanto o cérebro de argos se ilumina em diversos botões coloridos se alternando com que por debaixo de sua pele e então o cão robô completa: “ – Busquei a informação à respeito, se trata de quadrinhos de super heróis publicados no mundo há muito tempo, realmente ela parece muito, a diferença está nas situações de combates criadas. Visto a base ser uma extensão minha Leandro, eu apenas preciso me conectar ao sistema e criar os desafios, podendo eles serem intangíveis ou reais ao extremo, todo o funcionamento e controle da sala se dá através de mim, o que nos permitirá testar ao máximo nossas capacidades. Outro detalhe importante é que a base como podem ver é subterrânea e revestida com diversas camadas do mesmo metal que compõe Lanthalder e eu, então assim, não corremos o risco de nosso poderes escaparem para a superfície ou chamar a atenção para a localização da base!”

Todos ficam bastante impressionados com tudo enquanto Argos se movimenta em direção a gigantesca mesa de controle a frente, olhando para a vasta sala e completando: “ - E dessa cabine de comando, todos que não estiverem combatendo podem observar o treinamento de seu colega, aprender, esquematizar e entrar no combate para ajudar se julgar necessário.”
Lanthys: “ – Isto é simplesmente fantástico Argos... Poderemos nos tornar mais aptos a qualquer combate!”

Marinny que até então se encontrava maravilhada e apenas observando comenta: “ – Dizer que isto é fantástico, é pouco, isso parece impossível de existir! Nem sei o que dizer... Aliás, acho que a única coisa que explica essa visão futurista e sem igual, é o que tu e Centaurus comentaram, evolução no melhor sentido da palavra!”

Leandro então novamente toma a frente e parte para cobrar as explicações mais detalhadas: “ – Tá, tá, tá, tudo muito bonito, tudo muito legal, muito futuristinha, mas até agora, somente a base teve coisas novas, somente a base evoluiu! E nós? Quando a gente vai evoluir ô totó, tomando porrada até a morte dentro dessa sala contigo no controle?”

De certa forma irritado com os comentários de Leandro, Argos rosna alguma coisa, e não deixa passar a oportunidade: “ – Eu entendo que “certas mentes brilhantes” serão bem difíceis de evoluir (referindo-se a Leandro em tom irônico) e de certa forma, te colocar naquela sala comigo controlando os inimigos que aparecerão até que não é má idéia!”

Novamente a risada se instaura na poderosa base, mas logo é encerrada, pois Argos sabia que o amigo, apesar de não escolher bem as palavras, estava certo também, era chegado o momento de cada um deles observar e experimentar sua própria evolução e assim, o cão máquina com um pensamento, abre um novo painel, dessa vez na mesa de controle da cabine onde surge uma maleta fechada eletronicamente, ficando totalmente à mostra. Argos apanha a maleta, a coloca sobre a mesa a abrindo, e então, Leandro e Marinny se aproximam... Um brilho intenso se manifestava da maleta como se jóias radiantes estivessem ali dentro e ambos ficam maravilhados com o que viam... Lanthys se mantinha surpreso também, enquanto Argos aguardava os comentários dos maravilhados amigos...
Leandro: “ – Caceta! Que relógio maneiro! Agora sim tu acertou Totó, comesse um osso que te fez bem pro cérebro e tivesse uma ideia mais que descente!”

Argos levemente soltou um rosnado mas se conteve: “ – Vou aceitar isso como um elogio!”

Então todos prestaram atenção em Marinny que ainda não havia dito nada, apenas olhava maravilhada para o item... “ – Argos, isso é... Tão... Lindo... Desculpem, sei que não são termos a ser usado por alguém que está se preparando para um combate, mas não tenho outro definição para o quanto este item é lindo...”

Argos não perdendo a oportunidade, deixa escapar algo que deveria ser segredo: “ – Pedi a Lanthys que me mostrasse algumas idéias de itens que combinavam contigo, e segundo as palavras dele “Marinny combina com asas de anjo sustentando um coração grandioso envolvido pela melodia mais sonora que já ouvi!”

Lanthys se mantém em silêncio, sem qualquer reação diferenciada pois não entendia que Argos o havia deixou em situação exposta diante de seus pensamentos mais íntimos, embora ele não visse dessa forma! Já a moça, visivelmente emocionada olhou para o androide que ainda se mantinha sereno e dado que a jovem repórter não sofria desse "mal”, deixar de entender as conotações de tal ato por parte de Lanthys, correu e se lançou aos braços do mesmo, sorrindo e agradecendo: “ – Sei que foi Argos quem construiu, mas, devido a dica que destes, considerarei como um presente teu Lanthys!”

O guerreiro sem mais opções e não querendo mesmo resistir, acabou retribuindo o abraço carinhoso da repórter em um raro momento de ternura em meio aos combates e na mente do guerreiro máquina, informações e dados surgindo sem parar para tentar demonstrar à qual acontecimento humano a atitude atual se referia! Argos então interrompe: “ – Bom gente preciso definir a vocês como isso funcionará, peço que cada um pegue seu item!”

Marinny e Leandro seguram seus respectivos itens e aguardam as instruções de Argos: “ – Esses dispositivos possuem nanotecnologia e são capazes de reconhecer diversas formas de identificação como DNA, voz entre outros. Ao tocarem nesse item e pronunciarem sua palavra chave, a ser escolhida por vocês é claro, ele irá fazer um reconhecimento completo de seu sistema biológico e só responderão à vocês e somente através da palavra escolhida!”

Todos ficavam maravilhados com os avanços mencionados para eles por Argos. O cão máquina continuou então: “ - Leandro! Seu dispositivo é o Turbo-Charger, ao seu comando vocal, sua armadura irá se materializar a sua volta, acoplando-se ao seu corpo, muito mais completa e equipada do que já fora antes! Ela agora responde à sua velocidade, recobre mais o seu corpo e deixa a seu dispor armas de ataque como a pistola Turbo-Shoot, a espada Turbo-Blade e o canhão finalizador TurBazooka!”

Leandro fica observando o dispositivo e imaginando que proezas poderia de agora em diante exercitar contra as tropas de Guntraz de uma forma que jamais julgou possível! Argos então observa Marinny e completa: “ – E você Marinny, seu dispositivo se chama Sound-Heart, também funciona com o mesmo principio de reconhecimento biológico atendendo somente ao seu comando, mas suas propriedades são diferentes! Ao usar sua palavra chave que ativará o sistema do Sound-Heart, seu traje será materializado, não acoplando-se, mas alterando as moléculas de seja qual roupa você estiver, recobrindo-a de nanotecnologia que respondem e muito bem a qualquer tipo de som. Uma vez o traje materializado, qualquer som a sua volta poderá ser usado para criar o que quer que sua mente imaginar, usando como matéria base, som em estado sólido!”

Marinny fica impressionada, e os demais guerreiros também, afinal, aquilo era praticamente surreal! Argos continuou: “ – Basta que você pense, e seu traje irá amplificar e moldar/utilizar o som a disposição da maneira mais adequada, até mesmo para atacar, mas a prioridade vital dele, é proteger-lhe dos impactos mais possantes! Assim, por exemplo, se Turbo tentasse te atacar com a Turbo-Blade, uma vez que você esteja vendo a cena, seu cérebro reage antes de você, o Sound-Heart interpreta e envia o comando ao traje que criará um construto de som sólido para lhe proteger, da maneira que sua criatividade achar mais adequada! Muito ainda precisamos explorar do Sound-Heart, mas isso se dará com o tempo, tenha certeza, de momento, basta saber que ao seu comando, basta que seu cérebro pense e o Sound-Heart interpretará e executará, com o som disponível, seja da sua voz ou da própria batalha, o construto mais adequado para lhe proteger.”

Maravilhada, Marinny não tinha palavras, enquanto Argos concluiu: “ – Ah sim! Para evitar que o Sound-Heart se torne algo a chamar a atenção dos demais, visto sua convivência em meio a sociedade, uma vez executada a primeira transformação, poderás moldar o Sound-Heart como achar mais adequado, infinitas vezes, podendo utilizá-lo como cinto, pulseira, corrente, brinco e até mesmo bracelete, sua imaginação é o limite para as formas que ele poderá assumir, de maneira a não te colocar em situação que desperte a atenção dos civis, porém, sem sua interferência ou forma de pensamento, ele retorna a forma original escolhida por Lanthys!

Marinny, Lanthys e Leandro iam se manifestar quando um alarme potente disparou pela base, Argos ergueu suas orelhas como que prestando atenção e comunicando-se com os novos sistemas de rastreamento, seus olhos brilham, seu cérebro se ativa e olhando para os guerreiros informa: “ – Guntraz foi encontrado!”

Próximo episódio: – Argos reformulou as capacidades de combate da equipe, deixando Turbo e Marinny mais aptos, além de reestruturar os sistemas de rastreamento da Base CTG Cap´s, porém Guntraz que andava sumido foi detectado e a equipe precisa partir para a missão e aprender a usar suas novas capacidades! Mas, sobre as novas capacidades que Lanthys teria, ainda nada havia sido dito... Não precisaria o Homem-Máquina evoluir como os demais ou Argos havia deixado de comentar algo? E o que estariam planejando Guntraz longe do sistema de rastreio da Base CTG Cap´s? Isso tudo você descobrirá no episódio 18 de Nipo Ranger, denominado “– Prontidão de combate!”

8 comentários:

  1. WOW!
    Um salto evolutivo, com o perdão do trocadilho, tanto nos personagens quanto na escrita...
    Percebi uma ótima maturidade no modo como a história foi conduzida, cada personagem tendo seus momentos de forma ainda mais orgânica do que nas edições anteriores.
    Adorei os modos escolhidos para evoluir os personagens e mal posso esperar prá vê-los em ação na próxima edição!
    meus parabéns amigo! Mandou muito bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Norberto, mais uma vez muito obrigado pela leitura, pelo comentário e pelo incentivo de sempre! Bom, esse episódio surgiu, pouco antes de eu começar a republicar NeoChangeman, eu quando vi que Neo estava indo pra uma patamar mais aceitável, eu cogitei que Nipo deveria ter o mesmo trato, assim sendo, repensei de modo mais maduro tudo que aconteceu e como deveria finalizar para então realizar esse "traçado" e começar a preparar tudo para o final! Evolução é algo que a equipe precisava e o fato de que tantos combates tem de ter amadurecido eles assim como o Lanthys precisa ir à frente e começar à reagir de forma menos robótica às coisas, afinal, ele foi construído pra isso! Assim, eu quis remover alguns erros das vestes também, Marinny não precisava ficar vulgar pra ter um traje mais legal, assim como Turbo precisava de mais armadura pra se proteger, sendo um linha de frente! Argos, seu campo é tecnologia e informação e ele vai dar show nisso, assim como, podem confiar, Lanthalder dará show em sua função, podem ter certeza! Fico muito contente que tenha curtido e tenha certeza, no próximo episódio a ação já se inicia! Gratidão por tudo meu amigo! \0/

      Excluir
  2. Realmente , a história deu um salto evolutivo e qualitativo .

    O que já era ótimo , ficou excelente.

    Mais uma vez, o modo épico de escrita , sua característica marcante se fez presente.

    Um CTG Caps mais estruturado, com mais funcionalidades assim como Marinny e Red Turbo ( que saudades do cavalo , hehehehe) que ganharam novos dispositivos de proteção.

    Só faltou o Lanthys.


    Por que será?

    Gostei do clima de romance implícito entre Marinny e o androide mais amado do Brasil.

    A forma como retratou a reação de Lanthys foi bárbara.


    Parabéns pelo capítulo!

    Niporangers é meu xodó.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jirayrider meu amigo, tuas palavras sempre são um grande e poderoso incentivo, te agradeço imensamente por esse apoio e parceria de sempre! Cara, como citei pro Norb, Neo estava avançando de uma forma legal, eu não poderia deixar Nipo Ranger que foi o primeiro, para trás... Eu queria corrigir erros, um deles era o nome mas nem isso poderei trocar, achei foi uma explicação para tal, pois se formos olhar, ninguém é japonês ou estado-unidense para usar um nome desses na equipe... Lanthys não cogitaria, Argos acharia sem lógica e Turbo ia querer chamar de "Os Bagual", quer dizer, até nisso tinha erros... Então Artur sabiamente me recomendou, vendo que minha ideia era fazer um reboot, "não mexe no que está pronto, é um clássico, merece ser mantido" assim como tu me disse "era o que tu tinha naquela época, era tua forma de escrever naquela época, tem valor sim"... Pois bem, com exceção de alguns ajustes pequenos, venci a primeira temporada e inicio a segundo, buscando uma forma de narrativa e de acontecimentos mais amplos e espero que eu possa dar à Nipo Rangers, uma forma e carisma como NeoChangeman teve... Gratidão meu amigo, sem palavras pelo apoio, incentivo, e palavras incríveis que só me fazem querer a cada vez mais, caprichar e me dedicar à esta saga! Grande abraço!! \0/

      Excluir
  3. Respostas
    1. Muito obrigado pela leitura e consideração Alice, grato por estar aqui acompanhando!

      Excluir
  4. Oi, meu amigo. É MUITA saudade dos tempos de nipo no forum.

    De fato, a evolução no seu texto e marcante meu amigo.

    Achei bem bacana a organização de Lanthalder e seus aliados. Muito bacana o grupo se dividir em funções e procurar evoluir em tecnologia e estratégia.

    Parabéns por esse lindo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Artur, prazerzasso te ter aqui de novo meu amigo! Nipo Ranger precisa evoluir para caminhar para sua conclusão épica em breve, será minha segunda saga concluída e espero que eu possa dar um final descente à ela! Saiba que tenho uma grande surpresa para os personagens ao final e espero sinceramente que tudo que planejei possa te agradar, para que todos esses anos de amizade e parceria em nossas histórias, possa sim marcar época em nossos pensamentos! Grande abraço e muito obrigado por mais esse apoio e incentivo! \0/

      Excluir

Grund-Tharg - Cap. 25: "- Aproximação pelo Monte Egophia!"

O dia amanhecia, como há muitos dias não acontecia, com o grupo despertando em camas, dentro de moradias, o cheiro de comida nova emanava pe...